SPD monitora projetos contemplados pelo Programa Fortalecendo Minha Comunidade

5 de julho de 2016 - 17:40

Programa beneficiou 39 projetos em 18 municípios cearenses

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) inicia nesta terça-feira (5) o monitoramento de entidades localizadas no interior do Estado que tiveram projetos contemplados pelo programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC). O objetivo é avaliar a execução e desenvolvimento das atividades previstas em cada projeto selecionado.

Inicialmente, serão monitorados projetos nos municípios de Sobral, Tianguá, Camocim, Quixeramobim, Crateús, Pedra Branca, Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Jardim e Iguatu. O trabalho deverá ser desenvolvido até o final deste mês por uma equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Posteriormente, a ação será estendida para outras localidades beneficiadas com o PFMC.

Ao todo, foram contemplados 38 projetos elaborados por ONG’s, associações de moradores e instituições não públicas com atuação comunitária e que desenvolvem atividades na perspectiva da promoção da cidadania e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. As instituições estão distribuídas em 18 municípios cearenses.

Os projetos beneficiados com o PFMC estão divididos nos seguintes eixos temáticos: atividades de esporte e lazer na comunidade, atividades artísticas e culturais e atividades de desenvolvimento comunitário e geração de renda. O programa viabilizou apoio técnico e financeiro às iniciativas comunitárias, sem o repasse direto de recursos. As entidades receberam materiais, bens e serviços.

O objetivo principal do PFMC é o fortalecimento dos fatores de proteção do território e da rede social de apoio na prevenção ao uso de drogas. O público beneficiado chega a 200 pessoas por projeto contemplado com o programa ao longo de quatro meses de execução.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, destaca que o PFMC surgiu da necessidade de integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e os equipamentos comunitários voltada à formação de suporte social para os cuidados e atenção aos usuários de drogas.

05.07.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spdc.ce.gov.br