Portal da Transparência registra mais um recorde de acessos e visualizações de página

6 de julho de 2016 - 19:16

 

 Os números foram suficientes para estabelecer a maior marca da história da ferramenta de transparência

 

Após ser apontado no Ranking Nacional de Transparência do Ministério Público Federal (MPF) como o estado mais transparente do Brasil, o Portal da Transparência do Governo do Estado registrou o segundo mês seguido de recorde nos números de acesso e de visualização de páginas. O número de usuários também atingiu a maior marca do ano, com 13.701 usuários interagindo no sistema.

O mês de junho registrou 24.834 acessos às páginas do Portal, 10% maior que maio de 2016 (recorde anterior), 20% a mais que o registrado em junho de 2015 e o suficiente para estabelecer a maior marca da história da ferramenta de transparência pública do Estado. Já quanto ao número de visualizações de páginas, o Portal marcou 158.418 visualizações, valor 9% maior que o registrado em maio 2016 (recorde anterior) e 30% maior que junho 2015.

Os municípios que mais registraram acesso ao Portal da Transparência no mês de junho foram: Fortaleza-CE, representando 70% dos usuários, Sobral-CE com 3%, Juazeiro do Norte-CE, São Paulo-SP, Brasília-DF, Iguatu-CE e Rio de Janeiro-RJ com 2% cada município. As páginas mais acessadas foram “Informações de Servidores” com 19% do total, seguida por “Convênios” com 8%; “Contratos” com 7%, “Despesas” com 5% e “Comparativo Receitas e Despesas” com 4%.

Atualização

Sob a supervisão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), o Portal da Transparência do Estado é atualizado diariamente e permite ao cidadão ter acesso didático, fácil e rápido às principais informações do Governo do Estado. Outras fontes de transparência ativa são os sítios institucionais dos órgãos e entidades e o portal Acesso Cidadão – Catálogo Eletrônico de Serviços do Estado.

Ranking de Transparência

No último dia 8 de junho, o Ministério Público Federal (MPF) divulgou a segunda edição do Ranking Nacional da Transparência, avaliando os portais da transparência dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.568 municípios brasileiros. O Governo do Ceará auferiu nota máxima em todos os critérios avaliados, considerando os aspectos legais e as boas práticas de transparência.

06.07.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação (vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente coordenadoria-01