URCA concede título de Doutor Honoris Causa a Lula próximo dia 12

6 de julho de 2016

Aprovado pelo Conselho Universitário, em 2002, o título foi proposto pela ex-reitora Violeta Arraes

A Universidade Regional do Cariri (Urca) irá conceder o Título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 12 de julho, às 10 horas. Trata-se de um título já aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição, no ano de 2002, e proposto antes mesmo de Lula se tornar presidente da República. O título foi solicitado pela ex-reitora da Urca, professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, já falecida. A universidade naquele ano, era até então a primeira a propor essa titulação ao ex-presidente.

A solenidade acontece no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, e todo um trabalho vem sendo articulado pela Administração Superior da Urca para a solenidade com o ex-presidente. Para isso, foi formada uma comissão organizadora para atuar na cerimônia de concessão do título, que tem caráter apartidário.

Títulos nacionais e internacionais

O evento é acadêmico, de reconhecimento, para o ex-presidente que tem obtido títulos desse nível de reconhecimento de grandes universidades nacionais e internacionais, a exemplo da Universidade de Salamanca, na Espanha, e em Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Viçosa, pela Universidade de Coimbra (Portugal), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pela Universidade de Pernambuco, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pela Politécnica de Lausanne (Suíça), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), pelo Sciences-Po (Institut d’Etudes Politiques de Paris), pela Universidade Federal do ABC, pela Universidad Nacional de La Matanza e Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Argentina).

O ex-presidente já obteve quase 30 títulos de Doutor Honoris Causa, mas só chegou a aceitar a honraria, após deixar o cargo de Presidente da República. Todo um trabalho vem sendo desenvolvido no sentido de recepcionar o político, reconhecido mundialmente por trabalhos inclusivos no Brasil, principalmente na área social e sua política educacional, com o avanço na criação de universidades no Brasil e fortalecimento do ensino superior e de inserção.

Reconhecimento acadêmico e apartidário

O reitor da Urca, professor Patrício Melo, afirma que mesmo diante da realidade vivenciada atualmente no Brasil, no panorama político, esse reconhecimento da Universidade é algo que envolve questões apartidárias, já que a universidade é pública e está reconhecendo uma personalidade também pública, que prestou diversos serviços a sociedade brasileira e à educação superior. Diante da agenda do agraciado, a oportunidade de entrega do título veio somente 14 anos depois, em assembleia extraordinária, aprovada em 31 de outubro de 2002 pelo Consuni.

No documento, considera-se a possibilidade de integração das Instituições de Ensino Superior aos movimentos sociais, ressaltando a necessidade de vinculação do ensino e da educação superior ao mundo do trabalho, à prática social e à valorização da experiência extra-escolar. Ainda ressalta a representatividade de Lula no processo formativo e inovador da luta sindical, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho.

Em sua justificativa, a ex-reitora, destacou a universidade, ao conceder o título a um doutor em humanidade, laureado nos movimentos sociais, e nas organizações da sociedade civil. Um doutor em conhecimento dos problemas do mundo presente, auferido nas discussões permanentes, com interlocutores díspares e divergentes, dos Phd’s da vida aos sábios que traduzem a voz do vento, dos profetas que não se rendem e dos comunicadores que interpretam a voz rouca da rua. “A Universidade Regional do Cariri quer sinalizar a urgência de interação das instituições de ensino superior aos movimentos sociais e ao resgate da energia adormecida do povo”, disse.

Entrevista coletiva

Após a solenidade de entrega do Título de Doutor Honoris Causa, o ex-presidente Lula concederá entrevista coletiva em uma das salas do Centro de Convenções do Cariri, para imprensa credenciada. Apenas os jornalistas terão acesso ao local. Os credenciamentos serão realizados a partir das 9 horas da próxima segunda-feira, 11, com a Assessoria de Imprensa da Urca, no Gabinete da Universidade, com credenciamento do veículo de comunicação e profissionais da imprensa.

06.07.2016

Universidade Regional do Cariri (Urca)
Núcleo de Comunicação
88 3102-1213 / 9 – 8812.5525 ramal 2617
Twitter: @URCA_noticias
Facebook: facebook.com/urca30anos
www.urca.br – Crato, junho de 2016

Expediente coordenadoria-01