Técnicos do BNDES destacam modelo cearense de cadastramento rural ambiental

7 de julho de 2016 - 13:27

O Ceará é destaque entre os projetos aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para a execução do Cadastro Ambiental Rural. Em visita à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta quarta-feira (6), técnicas do banco elogiaram o modelo cearense de implantação do CAR, através da gestão feita pela superintendência. Na ocasião, as representantes informaram que o Ceará tem diferencial positivo por associar os dados fundiários com a questão ambiental.

Para a implementação das atividades do CAR, a Semace recebeu em fevereiro deste ano aprovação de aporte financeiro de R$ 24,05 milhões junto ao BNDES. As representantes do banco Mariana Coutinho e Aline de Melo estiveram na superintendência para apresentar ao corpo técnico da autarquia o modelo de contrato e os objetivos em relação ao relatório anual de atividades a serem realizadas pela superintendência. Durante as apresentações, as reapresentantes do BNDES mostraram alguns itens relevantes e esclareceram dúvidas dos técnicos presentes. “Pretendemos conduzir bem esse projeto e de forma muito transparente. Chegamos até aqui com um resultado positivo”, avaliou o superintendente José Ricardo Araújo.

Com a verba do BNDES, a Semace, através da Diretoria Florestal, realizará ações integradas para implementar o trabalho com pequenos produtores rurais, de até quatro módulos fiscais. Uma das medidas do projeto é o Plano de Comunicação que será destinado para a divulgação do cadastramento. A área de abrangência do projeto contempla nove territórios rurais, atendendo 109 municípios que foram selecionados a partir das informações do programa de regularização fundiária do Estado coordenado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).
 

07.07.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554