Coema aprova projetos de mina de calcário e de sistema de esgotamento sanitário

8 de julho de 2016 - 18:45

Dois novos projetos cearenses de licenciamento foram aprovados pelo Conselho de Meio Ambiente (Coema) na tarde desta quinta-feira (7). Em reunião ordinária na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o colegiado aprovou os pareceres técnicos da mina de calcário em Quixeré, de interesse da empresa Micron-Ita Mineração LTDA, e do Sistema de Esgotamento de Flecheiras, de interesse da Secretaria de Turismo do Estado.

Durante a reunião, os conselheiros apreciaram apresentação do projeto da mina de calcário em Quixeré da empresa Micro-Ita, aprovado por 13 votos a favor. Localizada na zona rural do município de Quixeré/CE a 30 km, no Sítio Bom Sucesso, a área de 70 ha e uma reserva lavrável autorizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, deverá explorar 284 milhões de toneladas. Na ocasião, a bióloga contratada pela empresa responsável, Adjane Monique, explanou sobre a metodologia do relatório de impacto ambiental do projeto.

Situado no município de Trairi, o parecer técnico do Sistema de Esgotamento Sanitário de Flecheiras foi votado por unanimidade pelos membros do conselho. O projeto foi apresentado pelos técnicos contratados pela Secretaria de Turismo, Larissa Caracas, e Danilo Saraiva. O SES terá duas sub-bacias de esgotamento, sendo constituído por três módulos de tratamento com rede coletora, duas estações elevatórias de esgoto, linha de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto e emissário final. O sistema contará com o monitoramento da Cagece.

08.07.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Assinatura coornenadoria matérias