Governo do Ceará entrega sexto Núcleo de Estimulação Precoce para atendimento infantil

13 de julho de 2016 - 16:33 # # # # # # # #

O serviço tem o objetivo de atender crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, entre outros

WEB IMG 6412A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, participou nesta quarta-feira (13) da entrega de mais um Núcleo de Estimulação Precoce pelo Governo do Estado. A Policlínica de Brejo Santo é o sexto equipamento a receber o serviço. O objetivo é atender crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, entre outros.

O núcleo inaugurado fica na 19ª Região de Saúde e engloba os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos municípios.

WEB IMG 6515A primeira-dama visitou o equipamento acompanhada do secretário estadual da Saúde, Henrique Javi. “O governo do Camilo Santana é um governo que cuida das pessoas, que está preocupado com o desenvolvimento das crianças. E não só o Núcleo de Estimulação Precoce, que está implantado nas policlínicas, mas também espaço de lazer para as nossas crianças, entre outros”, pontuou a primeira-dama.

Segundo o secretário Henrique Javi, as crianças hoje recebem a mesma atenção em todo o Ceará. “Nós garantimos o mesmo padrão de atenção em todo o Ceará. Não vai ter distinção na metodologia feita em Fortaleza, em Brejo Santo, em Barbalha, em Limoeiro WEB IMG 6528ou em qualquer outra policlínica do Ceará. E esse padrão vai nos ajudar a entender melhor, a acompanhar melhor as crianças e as famílias”, ressaltou.

A filha da dona de casa Maria Eurides Soares da Silva, de Mauriti, é uma das crianças atendidas. Maria Elisa, de sete meses, foi diagnosticada com microcefalia aos 15 dias. Segundo Eurides, fazer o atendimento da filha na Policlínica de Brejo Santo trouxe muitos benefícios. “Fica mais perto da casa onde eu moro, antes era longe. E eu já vejo avanço em Maria Elisa. Ela antes não levantava o braço, eu já vejo resultados”, destacou.

A pró-reitora de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado, afirmou que as crianças atendidas nos núcleos serão acompanhadas pela instituição. “Além de a universidade estar com a sua equipe formando os profissionais, nós estamos fechando agora um novo projeto de criação de um banco de dados em todos esse núcleos. O que a gente quer é seguir essas crianças durante muitos anos. Nós já tivemos uma conversa com Henrique Javi. Nós já vamos começar a fazer um trabalho de estruturação”, garantiu.

Estiveram no evento o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antônio Balhmann; o diretor geral do Nutep, Lucivan Miranda; a pró-reitora de extensão da UFC, Márcia Machado; os prefeitos de Brejo Santo, Guilherme Landim; de Barro, Neneca Tavares; de Aurora; Adailton; e a diretora da Policlínica de Brejo Santo, Renata Bezerra de Moura, além de autoridades da região.

Leia mais: Brejo Santo recebe Núcleo de Estimulação Precoce do Governo do Estado

13.07.2016

Fotos: Nivia Uchoa / Governo do Ceará


Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias