Mulheres do Vicente Pinzon tornam-se artesãs com apoio da SPD

15 de julho de 2016 - 15:44 # # # #

Dona Maria, Dona Antônia, Dona Francisca. Tímidas, elas preferem se identificar apenas pelo primeiro nome e integram um grupo de 200 mulheres que, a partir de hoje, passam a viver uma nova realidade. Ao receberem incentivo e apoio, passaram a crer na sua força de trabalho, no seu talento e conquistaram um novo ofício, que não pretendem largar mais. O aprendizado absorvido, que se tornará uma fonte de renda, promete transformar suas vidas e a de suas famílias daqui pra frente.

As mulheres que agora exibem um largo sorriso são atendidas pela Associação União dos Jovens do Vicente Pinzón (UJVP), um dos bairros mais carentes de Fortaleza. Ao todo, são 200 mulheres, entre maduras e jovens. Elas foram favorecidas com a participação em cursos na área de artesanato viabilizados através do Programa Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado.

As beneficiárias do PFMC no Vicente Pinzon são agregadas às instituições Casa da Paz, Gamac, Quebra Molas, Ondas da Arte, Casa de Costura e Associação Arte e Costura, que se uniram à UJVP. As mulheres concluíram cursos de arte e costura, artesanato em biscuit, pintura em tecido, arte em mimos e bordados.

Nesta sexta-feira (15), foi o momento de demostrarem um pouco do aprendizado, com a apresentação das primeiras peças produzidas. São trabalhos que expressam o bom gosto e o esmero de cada uma delas. Agora, as mulheres até então esquecidas em sua força de trabalho e talento manual são artesãs. Com ideias na cabeça e habilidade nas mãos, criarão arte de diversas formas e utilidades, abrindo o leque de oportunidades para uma vida melhor.

A apresentação dos trabalhos artesanais no Vicente Pinzon ocorreu, pela manhã e à tarde, em cada uma das instituições beneficiadas. O encontro contou com a participação de técnicas da SPD e incluiu, também, a realização de rodas de conversa sobre prevenção às drogas. Não faltaram depoimentos emocionados destacando a importância do programa de prevenção na vida das beneficiárias, muitas delas envolvidas com a problemática das drogas, sobretudo as mais jovens.

PFMC

O Fortalecendo Minha Comunidade caracteriza-se como um programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Com a realização do PFMC, a SPD objetiva fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Estado do Ceará.

O programa não estabelece o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas. Estas recebem, diretamente, materiais, bens e serviços. Em contrapartida, devem fornecer relatórios acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD. Em sua etapa inicial, o programa contemplou 38 projetos em 18 municípios cearenses.

Em Fortaleza, o bairro Vicente Pinzon foi priorizado pela SPD por constituir-se no primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico, implementado pelo governo do Estado do Ceará. A iniciativa abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção à violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

A SPD integra o pacto através da implementação do PFMC e, ainda, do programa Juventude em Ação, iniciativa preventiva às drogas voltada para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Leia Mais: CE Pacífico: Progerar capacita mais de 500 jovens do Vicente Pinzon

15.07.2016

Fernando Brito
Redator

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias