CE Pacífico: Governo do Ceará inicia ações no bairro Bom Jardim

16 de julho de 2016 - 16:44 # # # # # # # # # # #

A reunião propôs conhecer e discutir as potencialidades e necessidades do bairro e comunidades adjacentes, envolvendo os principais atores locais e entidades

r MG 8622Ampliando as ações integradas do Pacto por um Ceará Pacífico em todo o Estado, o Governo do Ceará realizou, na manhã deste sábado (16), o 1º Seminário Territorial do Ceará Pacífico, mediado pela coordenadora estadual do programa, a vice-governadora Izolda Cela, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A reunião propôs conhecer e discutir as potencialidades e necessidades do bairro e comunidades adjacentes, envolvendo os principais atores locais e entidades.

A reunião aconteceu em uma das igrejas mais populares do bairro, movimentando diversos moradores, líderes comunitários, entidades de classe e produtores culturais, que propuseram medidas de segurança e justiça; prevenção e oportunidades para juventude; qualidade de vida e desenvolvimento urbano.

 rMG 8606Exemplificando com ações exitosas já realizadas no bairro Vicente Pinzon – onde foi instituído o primeiro território de atuação do programa –, a vice-governadora Izolda Cela destacou a importância do envolvimento não só do poder público e suas organizações, mas também da população. “Essa é a nosso contato direto com o bairro Bom Jardim, onde há uma preparação da matriz de solicitações e que aponta quais são suas necessidades. Esse é um trabalho que temos de pensar a curto, médio e longo prazo. Sabemos muito das necessidades imediatas e temos de pensar na melhor forma de solucioná-las. Porém, tem de haver uma discussão profunda com todos os agentes participativos, uma integração dos poderes e da sociedade para que possamos estar alinhados e seguindo na mesma direção”, ressaltou a vice-governadora.

Eixos de atuação

Durante a reunião, foram divididos três grupos de trabalho que escolheram os eixos temáticos afins para discussão e proposição de medidas, visando à construção de uma cultura de paz. São eles: segurança e justiça; prevenção e oportunidades para juventude; qualidade de vida e desenvolvimento urbano.

Com isso, os poderes instituídos, sociedade civil e iniciativa privada podem propõem ações integradas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania; Direitos Humanos; Educação; Ciência e Tecnologia; Saúde; Política sobre Drogas; Trabalho e Desenvolvimento Social; Cultura; Esporte; Juventude; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, definidos nos planos de trabalho.

Para a agente de saúde Nila Barros, de 44 anos, o encontro com as principais forças da comunidade e do poder público representa uma mudança no protagonismo da comunidade. “O Seminário já representa uma nova era. Uma mudança na rotina de vida e na atenção dada aos que vivem no grande Bom Jardim. Somos um bairro imenso e que tem convivido com uma história muito decadente. Vemos o esforço de todos da comunidade em participar das reuniões. Por isso, já percebemos que este é um momento como esse já sinaliza a mudança e que podemos contar essa história de forma diferente”, destacou a agente.

Pacto Por Um Ceará Pacífico

Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, o Pacto opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.  

Leia mais: Ceará Pacífico e programa Em Defesa da Vida são apresentados em seminário no RJ

16.07.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Max Marduque

Assinatura coornenadoria matérias