Ceará Pra Curtir: Festival de música será realizado de 22 a 24 de julho no Dragão do Mar

18 de julho de 2016 - 13:30

Programação gratuita terá shows de Selvagens à Procura de Lei, Beto Barbosa, Orquestra Contemporânea de Olinda, Bloco Luxo da Aldeia, Casa Maré e Cacimba de Aluá

rbetoAs Férias no Dragão apresentam a primeira edição do Festival Ceará Pra Curtir, de 22 a 24 de julho, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Serão três dias intensos de programação musical gratuita com shows de Selvagens à Procura de Lei e Casa Maré, no dia 22; Beto Barbosa e Cacimba de Aluá, no dia 23; e, para encerrar, Orquestra Contemporânea de Olinda e Bloco Luxo da Aldeia, no dia 24. O festival se inicia sempre a partir das 19h e o acesso é sujeito à lotação do espaço.

Realizado pelo Sistema Jangadeiro e Centro Dragão do Mar, o Ceará Pra Curtir traz duas atrações musicais por noite para agitar as férias de cearenses e turistas. “Aproveitamos esse período das férias de julho para oferecer uma programação de curtição, animada, como o próprio nome do festival já entrega. Do rock ao frevo, da lambada ao forró, selecionamos atrações para não deixar ninguém parado”, adianta o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno.

Atrações

rcasa maréNa sexta-feira (22), a partir das 19h, duas bandas cearenses abrem o festival, na Praça Verde. A primeira é a Casa Maré cujas canções autorais têm influências diversas, como bossa-nova, samba, frevo, mangue beat, música latina, reggae e ska. Em seguida, sobem ao palco os meninos dos Selvagens à Procura de Lei, com o show do último álbum gravado, o Praieiro. Radicado em São Paulo, o grupo cearense é uma das mais recentes revelações do rock brasileiro e agora segue em turnê pelo País.

No sábado (23), é dia de bailar ao som do forró e da lambada. A Cacimba de Aluá vai fazer o povo todo arrastar as sandálias com um autêntico forró pé-de-serra. Sob a tradição da sanfona, zabumba e do triângulo, vão transformar em festa a poesia do cancioneiro popular. Na sequência, tem show de Beto Barbosa, entoando as lambadas que marcaram as décadas de 1980 e 1990, no Brasil, a exemplo de Preta e Adocica. Com trinta anos de estrada, Beto Barbosa tem 12 milhões de discos vendidos. Recentemente, emplacou mais um sucesso, o forró Acelera, que, junto das famosas lambadas do cantor, também vai compor o repertório do show, em Fortaleza.

Para encerrar a maratona, no domingo (24), o Ceará Pra Curtir vai transformar a Praça Verde num verdadeiro Carnaval. Tradição entre os foliões da cidade, o Bloco Luxo da Aldeia tocará os grandes sucessos carnavalescos da música cearense. No repertório, frevos, sambas, marchinhas e maracatus de compositores como Fausto Nilo, Lauro Maia, Luis Assunção, Ednardo, Paulo Gomes, Marcus Dias, dentre outros, além de composições próprias.

Depois do carnaval do Ceará, é a vez de o carnaval de Pernambuco marcar sua presença forte, neste domingo de festival. A Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO) apresenta o dançante e envolvente disco Bomfim, que traz em si a essência da cidade pernambucana: os moradores, os candomblés e seus afoxés, os cocos de umbigada, do Pneu e da Xambá, das loas de maracatu da Tabajara, todas, figuras fantásticas de um carnaval reconhecido no mundo todo. Os sete músicos pernambucanos, de performance sempre surpreendente no palco, vivem, se alimentam dessa Olinda transbordante de arte e autorreferências, ao mesmo tempo cosmopolita, transitando lado a lado com o que vem de fora. E, prometem, não vão deixar ninguém quieto no salão.

Leia mais: Confira a programação cultural para o mês de julho

PROGRAMAÇÃO

Dia 22 | Sexta-feira

Casa Maré

Selvagens à Procura de Lei

Dia 23 | Sábado

Cacimba de Aluá

Beto Barbosa

Dia 24 | Domingo

Bloco Luxo da Aldeia

Orquestra Contemporânea de Olinda

SERVIÇO

Festival Ceará Pra Curtir

Quando: de 22 a 24 de julho de 2016
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Hora: a partir das 19h
Acesso gratuito. Entrada sujeita à lotação do espaço.

 

Mais informações

Assessoria de Comunicação do Dragão do Mar
Luar Maria Brandão (3488.8625/ 98970.8081)
Luciana Vasconcelos (3488.8617/ 98733.8081)

 

18.07.2016

Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação
Instituto Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Jardim e Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho)
Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081

Assinatura coornenadoria matérias