SPD monitora projetos contemplados pelo PFMC no Cariri e Centro-Sul do Ceará

18 de julho de 2016 - 15:50

Programa de prevenção às drogas contemplou 38 iniciativas comunitárias em 18 municípios cearenses

Durante esta semana, técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) estarão nas região do Cariri e Centro-Sul do Ceará para a realização de mais uma etapa do trabalho de monitoramento de entidades localizadas no interior do Estado que tiveram projetos contemplados pelo programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC). A meta é avaliar a execução e desenvolvimento das atividades previstas em cada projeto selecionado.

Serão monitorados projetos nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim e Iguatu. O trabalho será desenvolvido por uma equipe da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. Posteriormente, a ação será estendida para outras localidades beneficiadas com o PFMC.

Em sua primeira edição, o PFMC contemplou 38 projetos elaborados por ONG’s, associações de moradores e instituições não públicas com atuação comunitária e que desenvolvem atividades na perspectiva da promoção da cidadania e prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. As instituições estão distribuídas em 18 municípios cearenses.

Os projetos beneficiados com o Fortalecendo Minha Comunidade estão divididos nos seguintes eixos temáticos: atividades de esporte e lazer na comunidade, atividades artísticas e culturais e atividades de desenvolvimento comunitário e geração de renda. O programa proporcionou apoio técnico e financeiro às iniciativas comunitárias, sem o repasse direto de recursos. As entidades contempladas receberam materiais, bens e serviços.

O PFMC tem como principal objetivo o fortalecimento dos fatores de proteção do território e da rede social de apoio na prevenção ao uso de drogas. O público beneficiado chega a 200 pessoas por projeto contemplado com o programa ao longo de quatro meses de execução.

De acordo com a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, o PFMC viabiliza a integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e os equipamentos comunitários, formando uma rede de suporte social solidária, inclusiva, corresponsável e protagonista da produção de cuidado e da atenção psicossocial aos usuários em cada um dos territórios favorecidos.

A titular da SPD lembra que o PFMC vem proporcionando o envolvimento de uma população de, pelo menos, 7.600 pessoas nos municípios contemplados em atividades de promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas.

18.07.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spdc.ce.gov.br