Coaches por um Ceará Pacífico inicia segunda turma de formação com egressos

19 de julho de 2016 - 15:53

Dezenove egressos do sistema penitenciário cearense estão em formação na segunda turma do “Coaches por um Ceará Pacífico”. Em encontros semanais, os ex-internos aprendem a alcançar a alta performance em diversos pilares da vida com prática na autoresponsabilidade e nos valores pessoais. As aulas começaram no último dia 12 de julho e seguem por três meses.

Os egressos têm acesso ao treinamento especializado por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe), da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), que emprega e capacita detentos para o mercado de trabalho.

O método possui ferramentas voltadas para desenvolver a inteligência emocional, a autoestima, o autoconhecimento e a liderança. “Sabemos que precisamos trabalhar a autoestima desse público e ensinar a como se portar no mercado de trabalho. A parceria com os coaches veio responder a essa necessidade”, pontua Cristiane Gadelha, coordenadora de inclusão social da Sejus.

Na primeira turma, capacitada já neste ano, 71 pessoas ligadas ao sistema penitenciário do Estado receberam formação. Além dos 19 egressos, 30 agentes penitenciários e 22 colaboradores da Sejus, como coordenadores da pasta e diretores de unidades receberam certificados.

Nesta segunda turma, paralelamente ao curso, os alunos participam de outra formação. É o encontro promovido pela Escola de Perdão e Reconciliação (Espere), conduzida por freiras da Pastoral Carcerária. “Nós trabalhamos a violência que está dentro de nós, que muitas vezes é uma violência sutil, mas que cria relações de conflito. A Espere ajuda a pessoa a eliminar as memórias negativas e ingratas para transformar o círculo de violência em um círculo da conciliação”, explica a irmã Gabriella Pinna.

Capacitação também é oferecida para funcionários da Sejus

Além dos egressos, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará promove o treinamento com um grupo de coaches para funcionários da instituição. O curso acontece em duas turmas, que terão encontros durante os meses de agosto, setembro e outubro.

 

19.07.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara