Políticas sobre Drogas: chega a 92 o número de Compods no Ceará

19 de julho de 2016 - 14:24

SPD busca implantação de conselhos em todos os municípios cearenses

Uma das atribuições da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) é atuar em prol da implantação e fortalecimento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas diversas localidades cearenses. Nesse aspecto, a pasta tem orientado gestores e comunidades sobre como constituir e tornar ativo o espaço de participação social e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em cada município.

Ao completar um ano de criação pelo Governo do Ceará, a SPD celebra a formação de 22 Compods e a reativação de outros nove conselhos durante o período. Dessa forma, considerando os colegiados já existentes anteriormente, o Ceará dispõe hoje de 92 Compods. Além disso, outros seis conselhos estão em processo de formação. A ideia é de que sejam implantados Compods em todos os 184 municípios do Estado.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, destaca que a SPD está empenhada na instalação e fortalecimento dos Compods nos municípios cearenses. Ela lembra que a criação dos conselhos é um indicativo do compromisso municipal com a questão das drogas e seu impacto na saúde pública da localidade.

Quando ativos, os Compods realizam reuniões periódicas com participação ampla da comunidade e desenvolvem programa de atividades que articulam-se com políticas afins e acompanham as ações nos eixos da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção socioprofissional previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

Para obterem informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3238-5482.

19.07.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sogre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br