Valorização profissional: STDS e OAB-CE celebram parceria pelo trabalho decente

19 de julho de 2016 - 19:40 # # # # # # # # # # #

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, através da Comissão de Direito do Trabalho, celebram nesta quarta-feira (20) termo de cooperação técnica para realização de ações educativas, por meio de mutirões de atendimento, palestras de orientação e elaboração de materiais, voltadas especialmente para o fortalecimento do trabalho decente no Estado. As atividades ocorrerão nas unidades da Central Fácil, nos Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual e no trabalho volante realizado pela Unidade Móvel de Empreendedorismo.

“Essa parceria ocorre em momento oportuno, à medida em que vem reforçar uma política, uma bandeira já defendida por nós, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em defesa do trabalho decente. É uma forma de trazermos o cidadão para mais perto das instituições, compreendendo que os serviços, as instâncias públicas pertencem ao cidadão, à classe trabalhadora, mola mestre da economia do Estado e do País”, reforça o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Orientação para o trabalhador

A STDS fornece apoio, por meio da Central Fácil, dos Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual e da Unidade Móvel de Empreendedorismo, a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios; orienta e simplifica o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilita a legalização de negócios informais; e capacita empresários e empreendedores.

O atendimento é feito por meio de serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral. Conforme o secretário Josbertini, “com a parceria da OAB-CE, trabalhadores e novos empreendedores terão acesso a uma agenda voltada especialmente para a promoção do trabalho decente no Estado. É um ganho para a sociedade e uma reafirmação do nosso compromisso com o trabalhador cearense”.

Só em 2016, até junho, foram realizados, pela STDS, 80.997 atendimentos e capacitados 2.196 empreendedores. Ainda este ano, 1.468 novas empresas Limitadas (Ltda) foram criadas no Ceará, somente através das unidades da Central Fácil, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, o que demonstra que o cearense continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor do desenvolvimento social e econômico. Também foram formalizados 743 microempreendedores individuais, cearenses que inovam para seguir produzindo e gerando renda. Como resultado desses novos pequenos empreendimentos, foram geradas 4.413 ocupações de trabalho.

Serviço

Data: 20 de julho (quarta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Gabinete STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

19.07.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline