Enem Não Tira Férias: ciclo de palestras é encerrado nesta quarta (20)

20 de julho de 2016 - 16:56 # # # # # # #

Ao todo, 230 escolas e 96 mil estudantes participaram das atividades, que terminam amanhã

 

O mês de julho segue com as férias em diversas escolas do Estado. Porém, para os alunos do terceiro ano do ensino médio, o período é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos rumo ao Enem. Pensando nisso, o Governo do Estado tem realizado o “Enem Não Tira Férias”, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), para alunos da rede pública estadual.

Na manhã desta quarta-feira (20), foi realizada a última palestra do projeto com a presença do secretário Josbertini Clementino, titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Com o tema “Jovem empreendedor e a sua inserção no mercado de trabalho”, o secretário falou para cerca de 100 alunos no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, em Fortaleza. Segundo ele, a participação do Estado, com suas diversas entidades, garante a discussão de temas importantes aos alunos. “Garantir a nossa participação, que para mim é muito especial, e contribuir com as nossas experiências é fundamental para que fortaleça a discussão de temas relevantes para esses jovens. Estamos ajudando esses estudantes a construir seu percurso para entrar na universidade. E falar de empreendedorismo para esses jovens, que já crescem conectados e cheio de ideias, é fundamental para que desenvolvam suas aptidões”, destacou o secretário.

Para a estudante Kaena Ribeiro, de 17 anos, aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio Murilo Borges Moreira, essa é uma oportunidade de debater temas relevantes e a um passo do curso que sempre sonhou. “Tenho me dedicado bastante para conseguir realizar meu sonho que é entrar na faculdade de Jornalismo. Por isso, ter noções de temas relevantes e aplicar isso aos meus estudos e redação é de total importância. Quando soube, ainda, que viria uma autoridade do Estado conversar conosco, fiquei ainda mais empolgada por compartilhar suas experiências”, ressaltou a estudante.

Saiba mais sobre o “Enem Não Tira Férias”

O projeto teve uma programação, convidando sempre uma secretário estadual para ministrar uma palestra sobre um dos temas de redação propostos. Na semana passada, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Educação, Idilvan Alencar, estiveram nos municípios de Maranguape e Nova Olinda, respectivamente, onde deram palestra a estudantes que se preparam para o Exame. Na primeira semana da ação, a titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Socorro França, conferiu aula aos alunos da Escola Justiniano de Serpa, na capital.

Outras 11 escolas estaduais, técnicos do programa e-Jovem, vinculado à Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc, tiveram aulas especiais sobre o tópico do empreendedorismo, com o objetivo de despertar nos alunos ideias acerca deste conteúdo.

O “Enem Não Tira Férias” faz parte do projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para a avaliação. Ao todo, 230 escolas estão com atividades e mais de 96 mil estudantes participam da ação em todo o Estado. As atividades são desenvolvidas de terça a quinta-feira, sendo a quarta-feira dedicada à produção textual. O projeto teve início no dia 4 de julho, prosseguindo até o dia 21 deste mês, totalizando três semanas de movimentação.

Em 2016, o Enem está marcado para os dias 5 e 6 de novembro.

20.07.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem