Vapt Vupt recebe cadastro de visitantes do presídio feminino

21 de julho de 2016 - 15:21 # # # #

O cadastro de visitantes de internos do sistema penitenciário realizado no Vapt Vupt de Messejana tem o objetivo de facilitar o acesso aos familiares. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado iniciou este processo neste ano e agora amplia o serviço para as visitas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). Desde o último dia 18, o cadastro pode ser feito na central de serviços e na unidade prisional. A partir do dia 1º de agosto, os familiares das internas deverão procurar exclusivamente o Vapt Vupt para realizar o cadastro.

Além do IPF, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba), as Casas de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), Professor José Jucá Neto (CPPL III) e Elias Alves da Silva (CPPL IV) oferecem a facilidade no cadastramento.

A medida traz maior comodidade aos familiares dos internos do sistema prisional cearense, concentrando num só lugar o registro para visitantes das grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

Para Antônio Moreira, supervisor do Núcleo de Cadastro de Visitantes (Nucav) da Sejus, a transferência de atendimento reduz o fluxo de pessoas nas unidades prisionais. “Outra vantagem é o acesso ampliado, uma vez que o novo local de atendimento funciona ao lado de um terminal de ônibus, dentro da cidade de Fortaleza”, explica.

As carteiras de identificação do visitante são entregues no mesmo dia quando o solicitante for pai, mãe, filho(a) e/ou irmão(a). Nas demais situações, a exemplo de companheiro(a), o prazo será de cinco dias úteis.

O Vapt Vupt é uma central de atendimento ao cidadão coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). A central reúne diversos serviços públicos, a exemplo de emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestação de serviços. Em média, são realizados 1200 cadastros de visitas por mês.

Mais informações:

O Núcleo de Cadastro de Visitantes (Nucav) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Vapt Vupt Messejana (avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408, ao lado do terminal da Messejana). Telefone: (85) 3218.5266

 

21.07.2016

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente coordenadoria-01