Aniversários: Juazeiro do Norte e Carnaubal são homenageadas pelo Governo do Ceará

22 de julho de 2016 - 11:00

Juazeiro do Norte, cidade da região cearense do Cariri, completa 105 anos nesta sexta-feira (22). A distância até Fortaleza é de 491 km. A cidade tem a 5ª maior economia do Ceará e é um importante polo cultural do Brasil, sendo um dos maiores centros de artesanato e cordel do nordeste brasileiro. O município é vizinho de Barbalha, Caririaçu, Crato e Missão Velha. Está localizada em Juazeiro do Norte a primeira escola normal rural do Brasil, o Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, inaugurado em 13 de junho de 1934. O último censo do IBGE (2010), apontou uma população de 249.939 habitantes.

A outra cidade cearense que está aniversariando nesta sexta é Carnaubal, localizada na região da Ibiapaba, que está completando 59 anos. A cidade apresenta uma economia baseada na agricultura (banana, café, cana-de-açúcar, feijão e mandioca); pecuária (rebanhos bovinos, suínos e avícola); indústrias; e apresenta um forte apelo turístico, devido ao clima ameno da Serra da Ibiapaba e as atrações naturais. São 345 km que separam Carnaubal de Fortaleza. A cidade, que apresentou 16.746 habitantes no censo IBGE 2010, limita-se com São Benedito, Guaraciaba do Norte e com o estado do Piauí.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem a Juazeiro do Norte e Carnaubal, dois vídeos com os hinos e com imagens que caracterizam as cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Juazeiro do Norte e de Carnaubal.

22.07.2016