Capacitação: STDS forma mais 175 jovens em Fortaleza

22 de julho de 2016 - 19:19

“Foi maravilhoso fazer o curso. As pessoas procuram alguém que tenha alguma qualificação, que apresente um certificado. Estou capacitada, eu tenho um certificado”. A declaração é da jovem Paula Caroline Vitoriano, 18 anos, aluna do Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits), do Conjunto Ceará. Paula fez parte da turma de Design de Sobrancelhas e já busca um espaço no mercado de trabalho, agora munida, além do certificado, da prática e do entusiasmo. Na próxima segunda-feira (25), Paula será uma dos 175 concludentes dos cursos de capacitação realizados nos sete Cits da capital.

O projeto, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), mantém sete unidades em Fortaleza, onde foram realizados os cursos de Corte e Escova, no Mucuripe e no Conjunto São Bernardo, em Messejana; Maquiagem, no Conjunto José Walter; Manicure, no Jangurussu; Informática, no Lagamar; e Design de Sobrancelhas, no Conjunto Ceará. Em 2016, outros 150 jovens já se capacitaram nos Cits. O número faz parte dos 3.987 qualificados, até junho passado, nos projetos da STDS: Primeiro Passo, Criando Oportunidades, Cepid, Evisa, Transformando Vidas, além do próprio Cits. Já no ano passado, somente nas unidades dos Cits, na capital, 631 jovens foram qualificados por meio de 28 cursos realizados.

Os Centros atendem à comunidade por meio de qualificação profissional para jovens e de oficinas socioeducativas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, fortalecendo a economia dos bairros. As unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho. Cada Cits possui auditório com estrutura para realização de videoconferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado.

SERVIÇO

Data: 25 de julho (segunda-feira)
Hora: 9 horas
Local: Quadra de Esportes do Cits Lagamar – Rua Monte Cristo, 191, Aerolândia

22.07.2016

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 98878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline