Hemoce recebe 125 doações na abertura do Halleluya

22 de julho de 2016 - 14:26 # # # # #

Na primeira noite da vigésima edição do Festival Halleluya, 125 voluntários fizeram doações de sangue no estande do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Em 14 anos de parceria, o Halleluya tornou-se o maior evento para captação de doadores do Hemoce em Fortaleza. Para este ano, a expectativa é chegar às 900 doações de sangue e cadastrar 400 pessoas como possíveis doadores de medula óssea nos cinco dias da “festa que nunca acaba”, promovida pela Comunidade Católica Shalom. O Festival Halleluya acontece até o domingo, 24 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão.

O estande do Hemoce está instalado no Espaço Vida, área reservada para as ações solidárias, e irá funciona a partir das 19 horas até sábado e, no domingo, a partir das 18 horas. De 2003 a 2015, foram feitas durante o Halleluya 7.296 doações de sangue. Somente no ano passado o Hemoce coletou 844 bolsas de sangue durante os cinco dias do evento católico. Em todo o Estado, o Halleluya só é superado pela Festa de São Francisco, em Canindé, quando o Hemoce realiza captação de doações durante três dias no mês de outubro. Com a Comunidade Católica Shalom o Hemoce também mantém parceria no Renascer, que acontece durante o Carnaval, e são feitas mais de 400 doações.

No Festival Halleluya 2016, as doações podem ser feitas próximo ao palco das atrações. Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Quem tem menos de 18 anos deve apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).    

A doação é um gesto que deve ser anônimo, voluntário e altruísta. Doar sangue não traz danos para o voluntário, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada. Em 24 horas o volume de sangue volta a ser o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.

O Hemoce fornece bolsas de sangue para pacientes que necessitam de transfusão de sangue em 388 unidades de saúde do Estado, além de atender pacientes portadores de coagulopatias e hemoglopinopatias (enfermidades no sangue). Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.

Doe Sangue no Halleluya

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222, Castelão)

Dia 22 de Julho – Sexta-feira
Hora: das 19 às 01:00h

Dia 23 de julho – Sábado
Hora: das 19 às 01:00h

Dia 24 de julho – Domingo
Hora: 18 às 23h

22.07.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente coordenadoria-01