Iniciada obra de acesso ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio

22 de julho de 2016 - 17:28

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) deu início à obra de acesso ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), em instalação no bairro Precabura, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. O local, que vai abrigar a Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro de Plataformas Vegetais da Fundação Oswaldo Cruz, deve começar a funcionar ainda este ano.

Responsável pelo acesso ao local, a Seinfra realiza, no momento, serviços preliminares de drenagem, movimentação de terra e topografia no terreno que ligará a CE-010 diretamente ao PITS. Ao todo, a via duplicada terá 1,4 quilometro de extensão. “Os trabalhos seguem em ritmo satisfatório e a nossa expectativa é que essa obra seja finalizada em setembro, já para atender esse período de início das atividades da Fiocruz, que terá o primeiro empreendimento consolidado no complexo”, explica o coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, André Pierre. Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Resumo Construções, com recursos da ordem de R$ 2 milhões de reais, do Tesouro do Estado.

Outra obra do escopo da Seinfra, por meio do Departamento Estadual de Rodovias (DER), que irá impactar diretamente no deslocamento e acesso ao PITS é a de implantação e duplicação da CE-010, trecho Ponte da Sabiaguaba – Entroncamento CE-040. A estrutura vai ligar a Ponte da Sabiaguaba até a CE-040, no Eusébio, onde estará localizado o Polo. Com extensão de 13,18 quilômetros e orçamento estimado em R$ 48 milhões, a obra encontra-se, atualmente, com 70% de execução, sendo realizada pela empresa Lomacon/Copa. Na próxima segunda-feira (25), uma nova fase dos trabalhos será reiniciada para a total conclusão da pista.

Mais sobre o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde

O PITS ocupará uma área de aproximadamente 73 hectares, desapropriada pelo Estado pelos Decretos nº 29.803, de 15 de julho de 2009 e nº 30.955 de 13 de julho de 2012. O plano piloto do Polo, desenvolvido em parceria entre a Seinfra, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Prefeitura do Eusébio, contempla o cuidado ambiental no tratamento da área situada no entorno da Lagoa da Precabura, integrando as áreas verdes das matas naturais das margens ao projeto urbanístico com construções saudáveis, humanizadas e sustentáveis.

O complexo atuará no desenvolvimento do setor da saúde do Estado, promovendo inovação e interação entre a academia e os setores público e privado de forma a garantir o desenvolvimento social e avanços tecnológicos e econômicos para o setor de fármacos e medicamentos.

22.07.2016

Marco da Escóssia – CE01475JP
Assessor de Comunicação da SEINFRA
Tel.: (85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

Expediente coordenadoria-01