Segunda fase do Juventude em Ação será realizada em agosto

27 de julho de 2016

Programa de prevenção favorece jovens do ensino médio da rede pública estadual

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) inicia em agosto próximo a segunda fase do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação. A iniciativa é voltada para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, alcançando ainda as famílias dos alunos, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda. Serão contempladas 28 escolas de 13 municípios, beneficiando cerca de 16 mil estudantes.

No momento, a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD conclui a capacitação dos profissionais de educação que serão responsáveis pela aplicação do programa nos estabelecimentos de ensino dos municípios beneficiados. São eles: Beberibe, Eusébio, Crato, Icó, Jaguaribe, Cedro, Várzea Alegre, Itapipoca, Massapé, Viçosa do Ceará, Maranguape, Acopiara e Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Bom Jardim, áreas do Ceará Pacífico). Ao todo, serão capacitados 500 profissionais.

Encerrada a capacitação, a equipe do SIP / Juventude em Ação coordenará a efetivação do programa junto aos estudantes, que inclui mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa nas cidades e construção do regulamento geral/realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A chegada do Juventude em Ação em cada município envolve, também, multiplicação de informações preventivas ao uso de drogas para a comunidade, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas para mobilização social, desenvolvimento de ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, com a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

Aceitação

Em sua primeira fase, o Juventude em Ação alcançou 11.592 estudantes de 19 escolas de ensino médio do Estado, distribuídas em sete municípios. Foram beneficiadas as cidades de Caucaia, Aracati, Quixeramobim, Tianguá, Camocim, Crateús e Iguatu. O programa teve grande aceitação por conta da linguagem direta, descontraída e acessível, viabilizando que os conhecimentos sobre drogas fossem absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária, entrelaçados com a vida cotidiana. Os jovens deixaram de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.

Coordenadora do SIP / Juventude em Ação da SPD, a psicóloga Miriam Barreto é a autora do programa. Ela explica que o Juventude em Ação é uma iniciativa preventiva que tem o objetivo de contribuir com a redução do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social, com embasamento científico, além de fortalecer os laços familiares e comunitários. O ponto de partida é a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’, que proporciona a discussão de mitos e verdades sobre a temática.

Miriam Barreto enfatiza que os benefícios do programa de prevenção são multiplicados para as demais escolas dos municípios contemplados com a formação de grupos de adolescentes voluntários. Ela ressalta que o Juventude em Ação tem apresentado bons resultados no que tange ao fortalecimento das competências para a vida, mininizando os fatores de risco que aumentam a probabilidade do uso de drogas entre os jovens.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, destaca o protagonismo juvenil no tocante à prevenção ao uso de entorpecentes proporcionado pelo programa Juventude em Ação e lembra que a expectativa é de levar a ação, paulatinamente, para todos os municípios cearenses, viabilizando uma grande mobilização individual e comunitária no enfrentamento às drogas.

27.07.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Expediente coordenadoria-01