Projeto Corre Pra Vida realiza ação no Poço da Draga

28 de julho de 2016 - 14:44

SPD busca atrair mais beneficiários para a iniciativa

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) realizou, nesta quinta-feira (28), mais uma ação integrativa no âmbito do Projeto Corre Pra Vida. Pessoas em situação de rua que circulam pela Comunidade Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza, foram agraciadas com café da manhã, além de participarem de palestras educativas/informativas.

Para a ação, a SPD contou com a parceria da Casa da Sopa, Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose (AAPT) e Associação dos Moradores do Poço da Draga. Na ocasião, foram prestadas orientações ao público presente sobre sintomas e tratamento da tuberculose e realizados exames de escarro com o apoio da unidade móvel . Além disso, profissionais do Corre Pra Vida abordaram as atividades oferecidas pelo projeto em prol de pessoas em situação de rua, enfatizando a importância do auto-cuidado com a saúde.

A ação também envolveu o repasse de informações sobre a redução de danos, prática voltada para a socialização de usuários de drogas. O redutor de danos atua na perspectiva transdisciplinar de saúde, cultura, educação, assistência social, trabalho e renda, visando a garantia do cuidado e dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os profissionais do Corre Pra Vida aproveitaram para fazer o convite para que mais pessoas em situação de rua procurem os serviços oferecidos no ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) do projeto, que funciona de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia. De janeiro a junho passado, já foram realizados mais de 20 mil atendimentos.

 
O contêiner é destinado ao atendimento à população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas e promover direitos e inserção social, além do acesso às políticas públicas de saúde.

28.07.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Expediente coordenadoria-01