Aniversários: Canindé e Campos Sales recebem homenagem do Governo do Ceará

29 de julho de 2016

Canindé, cidade do norte cearense, distante em 115 km de Fortaleza, está completando 170 anos nesta sexta-feira (29). O município tem uma economia que gira em torno da agricultura (algodão herbáceo e arbóreo, banana, milho, feijão e mamona); pecuária (bovinos, suínos e avícola); piscicultura e indústria. Outra importante fonte de renda é o turismo religioso. O principal evento cultural é a festa do padroeiro: São Francisco das Chagas, popularmente conhecida como a Romaria de Canindé. Uma das festas religiosas mais antigas do Estado. Canindé tem como vizinhas as cidades de Tejuçuoca, General Sampaio, Paramoti, Caridade, Irauçuba, Sobral, Santa Quitéria, Mulungu, Aratuba, Itapiúna, Itatira, Madalena e Choró. Em 2010, no último censo, o IBGE contabilizou uma população de 74.473 habitantes no município.

Localizada na Chapada do Araripe, no sul cearense, Campos Sales também está aniversariando nesta sexta (29). A cidade, que está a 596 km de Fortaleza, está completando 117 anos. Campos Sales tem uma economia diversificada, com base na agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, banana, mandioca, milho e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola); indústria (madeira, material de transporte, metalúrgica, editorial e gráfica, química, mobiliário, produtos alimentares, produtos minerais não metálicos, vestuário, calçados e artigos de tecidos couro e peles). O município faz limite com as cidades de Aiuaba, Antonina do Norte, Potengi, Assaré, Salitre, Fronteiras e Pio IX (ambos no estado do Piauí). De acordo com o IBGE (censo 2010), a população do município registrou 26.506 habitantes.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem a Canindé e Campos Sales, dois vídeos com os hinos e com imagens que caracterizam os municípios. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um

 

 

 

 

 

 

A todos os cidadãos de Canindé e Campos Sales, os nossos parabéns!

 

26.07.2016