#CearádeAtitude: a arte que transforma a vida de meninos e meninas da periferia de Fortaleza

29 de julho de 2016 - 18:27

 

 ARI88001

Na quarta matéria da série Ceará de Atitude, que uma vez por mês conta a história de pessoas que fazem a diferença no Estado, vamos apresentar a coreógrafa Katiana Pena, que há 28 anos dedica-se à dança e, a partir dessa arte, transforma a vida de meninos e meninas na Capital

 ARI8941A magia do circo remete à infância, com brincadeiras de palhaço, acrobacias, malabares, truques mágicos e a beleza das cores. Para alguns, a tenda colorida, iluminada, armada na cidade é uma possibilidade de desenvolver técnicas e talentos. Foi o caso da educadora física Katiana Pena, de 33 anos, que, aos cinco anos de idade, desviou-se da rota de vendas de verduras, que realizava para ajudar nas despesas de casa, e avistou um circo pelas ruas do bairro em que morava, o Bom Jardim. “O equipamento que me inseriu no mundo da arte foi o Circo Escola Bom Jardim e, a partir dele, descobri minha verdadeira essência, que é a dança. Um projeto transformador e que foi fundamental na minha vida, na qual sou eternamente grata”, enfatiza.

 ARI89681Após três anos no equipamento mantido pelo Governo do Ceará, onde desenvolveu diversas atividades, Katiana foi convidada a realizar um teste em uma das instituições de referência na dança no Estado: a Edisca. “Aquele local é mágico. Foram 17 anos dedicados à instituição. Lá eu adquiri técnica, disciplina, boa oratória e ainda desenvolvi o meu lado humano. Imagina uma criança pobre, sem nenhum recurso financeiro, moradora de uma área de risco conseguir chegar até aqui e conquistar tudo o que tenho. Isso é muito gratificante”, pontua.

Depois desse período, a bailarina acabou montando um espaço para ensinar dança para crianças e jovens do Bom Jardim. Ela conta que possuir um espaço próprio para formar novas dançarinas é uma satisfação pessoal. “Falar do Stúdio de Dança Katiana Pena é falar de superação, falar de uma pessoa que veio do nada e luta pela arte de dançar. O espaço conta hoje com profissionais, voluntários e parceiros dedicados na formação de 40 alunos, que vão desde crianças de três anos de idade até adultos. Abri mão da minha casa para investir nesse sonho, que não é só meu, mas de todas as pessoas que acreditam que a dança pode transformar vidas”, afirma.

 ARI89021A aluna Cibelly Araújo, de 18 anos, está há dez anos com Katiana Pena e mostra-se bastante engajada no projeto, que tem um papel importante na formação dos jovens do bairro. “Infelizmente, nós moramos em uma comunidade que é vista de forma negativa pela sociedade. Então, é muito difícil você encarar essa realidade, na contramão de tudo, ouvindo as pessoas dizendo que não vamos conseguir alcançar nossos objetivos. Mas aqui na tia Katiana nós não nos abatemos e enfrentamos todos, para gerar oportunidade a quem, assim como nós, sonha com a dança”, disse.

 ARI88841Quem também acompanha há dez anos o trabalho da Katiana é a aluna Raíssa Nascimento, de 17 anos, que auxilia a bailarina nas aulas. A jovem diz que o projeto liderado pela coreógrafa mudou o seu olhar sobre a vida. “Não sei o que seria de mim sem a tia Katiana porque a dança mudou minha disciplina, meu comportamento, minha autoestima. Enfim, mudou minha percepção de mundo em relação à valorização humana. Aqui, nós aprendemos a respeitar as pessoas. O stúdio está me ajudando também no lado profissional. Nós queremos que nossa arte se espalhe, que ela chegue perto de cada um, que ela toque as pessoas, assim como ela nos toca”, salienta.

Durante os quase 30 anos dedicados à arte de dançar, Katiana diz que tudo valeu a pena e que, com o passar do tempo, a responsabilidade só aumenta. “Tenho vários motivos pra me sentir extremamente feliz. Primeiro, pela minha equipe que me acompanha há nove anos e auxilia na disseminação desse projeto. Segundo, pelos meus alunos que estão conquistando trabalhos com aquilo que aprenderam aqui e sabem fazer. Esse é um resultado tão positivo, apesar da dificuldade. Mas é isso que nos fortalece e mostra que vale a pena insistir e persistir naquilo que acreditamos, que é difundir a arte para o maior número de pessoas possíveis, através da nossa dança”, declara.

O mérito de todo o trabalho realizado por Katiana Pena foi atestado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (Sated/CE), que, este ano, concedeu o Prêmio Profissionais do Ano, na categoria de coreografia. “Fui premiada como a coreógrafa do ano pelo Sated e você vê que é merecimento mesmo. Um prêmio que nos envaidece e nos enche de orgulho. Também fui convidada para coreografar o primeiro musical que fala do Ceará. No meio de monstros da dança de todo o País, estou lá representando meu bairro, nosso Estado, nossa dança”, destaca.

Projeto Circo Escola

 ARI90061Fundado em 1992 pelo Governo do Ceará, o projeto tem o objetivo de desenvolver ações educativas e artísticas visando ao aprendizado da arte circense. O equipamento, mantido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), atende, atualmente, 500 crianças e adolescentes de seis a 17 anos, realizando um trabalho integrado com 150 famílias dos bairros Bom Jardim e Conjunto Palmeiras. Nos locais são desenvolvidas atividades lúdicas, pedagógicas, artísticas e culturais para as comunidades.

Durante o mês de julho, o Circo Escola do Conjunto Palmeiras realizou apresentações para a população atendida pelo equipamento. Na próxima sexta-feira (5), o Circo Escola do Bom Jardim disponibiliza programação gratuita, que trará à plateia, shows circenses com trapézio, acrobacias e malabares. As apresentações são abertas ao público e promovem interação entre as comunidades.

Serviço:

Circo Escola Bom Jardim
Endereço: rua 3 Corações, 762, Granja Lisboa
Contato: 3497.0766

Circo Escola Conjunto Palmeiras
Endereço: Avenida Castelo de Castro, 2100, Conjunto Palmeiras
Contato: 85 3101.4604

Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca)
Endereço: rua Desembargador Feliciano de Ataíde, 2309, Água Fria
Contato: 3278.1515 ou 98869.1180

Stúdio de Dança Katiana Pena
Endereço: rua Mirtes Cordeiro, 3147, Bom Jardim
Contato: 98529.8062

 

 

 

 

 

 

29.07.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Estado

Expediente coordenadoria-01