Fórum avalia avanços da nova rede de saúde em cinco regiões

29 de julho de 2016 - 13:02

No próximo dia 2 de agosto, a Secretaria da Saúde do Estado promoverá o “Fórum da macrorregião Fortaleza de preparação para o seminário internacional de avaliação do Proexmaes I”. Será em Baturité, das 8h30 às 13h, no auditório do Centro Regional Integrado Administrativo (CRIA), com as discussões focadas nos avanços e resultados para a população da nova rede de assistência na macrorregião Fortaleza, implantada a partir do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará (Proexmaes I), da Sesa. 

A saúde do Ceará é organizada e estruturada em cinco macrorregiões: Fortaleza, Norte, Cariri, Sertão Central, Limoeiro do Norte/Litoral Leste.  São compostas por regiões de saúde. A macrorregião Fortaleza é formada por cinco regiões. Além de Fortaleza, estão integradas as regiões de Baturité, Caucaia, Itapipoca  e Maracanaú. Em todas as regiões o Governo do Estado construiu e implantou uma nova rede de assistência para ampliar, qualificar, descentralizar e facilitar o acesso aos serviços de saúde.

Na região de saúde de Baturité, onde acontecerá o fórum,  e ficam os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti, há na nova rede quatro policlínicas funcionando, em Baturité, Caucaia, Itapipoca, Pacajus, onde a população tem acesso a consultas com especialistas e a exames, entre eles tomografia e mamografia. Em Maracanaú, a policlínica está sendo construída. Há também cinco Centros de Especialidades Odontológicas, em Baturité, Cascavel, Caucaia, Itapipoca e Maracanaú. O CEO em São Gonçalo, que já existia na estrutura da saúde pública, evoluiu. Foi reformado, ampliado, deixou de ser municipal e passou a atender a região.

Além das policlínicas e CEOs regionais construídas através do  Proexmaes, sob gestão dos consórcios públicos de saúde, que têm o custeio compartilhado entre o Governo do Estado e os municípios de cada região, a assistência na macrorregião Fortaleza tem ainda uma nova rede de urgência e emergência, com 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h).

Do total de 14 UPAs 24h, seis estão em Fortaleza, uma em Aracoiaba, Caucaia, Eusébio, Horizonte,  Itapipoca, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Pentecoste. Na rede de urgência e emergência estruturada pelo Estado, a população dos 37 municípios da macrorregião, conta ainda com atendimento pré-hospitalar. O SAMU 192 Ceará dá cobertura em toda a macro. Apenas em Fortaleza o SAMU tem gestão municipal.       

 

banner rede saude macro fortaleza2

 

29.07.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente coordenadoria-01