#OrgulhonoPeito: Governo do Ceará promove Seminário Estadual do Aleitamento Materno

29 de julho de 2016 - 20:00

O evento, que faz parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno, contará com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e do secretário da Saúde, Henrique Javi

 

r MVS3683 1O Governo do Estado, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Saúde, promove nesta terça-feira (2), o Seminário Estadual do Aleitamento Materno, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a partir das 8 horas. O intuito é estimular o aleitamento materno, sensibilizar e capacitar os profissionais e gestores da saúde para a importância de apoiar as mães no ato de amamentar. O evento, que acontece na Semana Mundial do Aleitamento Materno com o tema “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável”, contará com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e do secretário da Saúde, Henrique Javi.

r MVS3637 1Entre os assuntos abordados estão: a política nacional de aleitamento materno como componente chave do desenvolvimento sustentável, palestra da coordenadora das ações de aleitamento materno da Coordenação Geral de Saúde da Criança, Fernanda Ramos Monteiro; os compromissos da rede de banco de leite humano com a saúde global no âmbito da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, ministrada pelo coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), João Aprígio Guerra de Almeida; e a implantação e implementação da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil para o desenvolvimento sustentável, com a palestrante Lorena Toledo de Araújo Melo, assessora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

r MVS3690Na ocasião, o médico Paulo Bonilha e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) serão homenageados pela atuação em prol da infância e do aleitamento materno. Paulo Bonilha será agraciado pelo trabalho que realiza em prol da saúde da criança como pediatra e sanitarista e também quando exerceu a função de coordenador geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. O Unicef receberá a homenagem pelo relevante trabalho, reconhecido mundialmente, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância.

O Seminário Estadual do Aleitamento Materno está entre as ações do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Crescer, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Serviço

Seminário Estadual do Aleitamento Materno

Data: 02/08/2016
Horário: 8 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste, 1º mezanino, Portão E) – Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza

01.08.2016

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa
85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente coordenadoria-01