Secretarias do Governo são convocadas a colaborar com a economia de água no Ceará

29 de julho de 2016 - 15:12

Reunião ampliada do comitê de segurança hídrica compartilhou informações com todas as secretarias. Missão é monitorar o uso consciente nas diversas áreas no sentido de garantir o abastecimento em meio a cinco anos de estiagem

 

rr MVS9896O Palácio da Abolição recebeu, na manhã desta sexta-feira (29), reunião ampliada do Comitê de Monitoramento de Ações de Enfrentamento aos Efeitos da Estiagem. Para além das secretarias integrantes que monitoram a situação hídrica cearense diariamente, todas as demais pastas do Governo do Ceará foram convocadas no sentido de unirem esforços para minimizar os efeitos dos cinco anos de chuvas abaixo da média no Estado.

r MVS9869“Nós que somos do Governo estamos convocados para fortalecer o sistema de recursos hídricos. O Governo é responsável e tem desenvolvido um trabalho forte para chegarmos em janeiro com nossa segurança hídrica preservada”, afirmou o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista.

Os secretários e representantes das pastas conheceram em detalhes o trabalho desenvolvido até aqui pelo Governo para prover o abastecimento em todas as regiões do Estado mesmo em período de dificuldades.

Foram detalhados o Plano de Segurança Hídrica de Fortaleza e Região Metropolitana, apresentado pelo governador Camilo Santana, no início da semana; os dados sobre as reservas hídricas do Estado; e as medidas tomadas, como as adutoras montadas, os poços perfurados, dessalinizadores distribuídos e a priorização de abastecimento para regiões em que a situação é mais crítica.

O comitê já se reúne toda sexta-feira na Casa Civil com as secretarias e vinculadas ligadas ao tema. A partir de agora, todas as pastas terão representantes no comitê ampliado. Eles serão responsáveis por informar e replicar em suas pastas as ações de contenção tomadas pelo Governo, bem como prestarão contas das medidas que evitem o gasto excessivo do recurso. A próxima reunião está marcada para 15 de agosto.

29.07.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente coordenadoria-01