Governo do Ceará inicia capacitação de servidores do Sistema Socioeducativo

1 de agosto de 2016 - 18:00 # # #

O objetivo é promover o debate sobre medidas eficientes, estruturas adequadas para ressocialização dos adolescentes e a necessidade da construção de novas metodologias

 MVS9940 webA Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) deu início, na manhã desta segunda-feira (1º), ao curso de capacitação para os socioeducadores do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, em Fortaleza. A vice-governadora Izolda Cela esteve presente na abertura do curso, palestrando sobre a contribuição efetiva dos servidores para o êxito na ressocialização dos jovens em conflito com a lei.

O evento, que acontece durante toda a primeira semana de agosto, faz parte do processo de reestruturação do Sistema Socioeducativo do Estado, promovendo o debate de medidas eficientes,  MVS9939 webestruturas adequadas para ressocialização dos adolescentes e a necessidade da construção de novas metodologias.

A vice-governadora Izolda Cela destacou que a formação serve como ponto de partida para o alinhamento das ações do Pacto Por Um Ceará Pacífico. “Entre as diversas medidas de melhoria do Sistema de Atendimento Socioeducativo está a do processo de formação de todos os servidores. Isso é fundamental. É essa formação que possibilita a mudança de mentalidade, que permite que eles possam observar seus erros e vícios que – por acaso venham sendo cometidos -, em alinhamento com a legislação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Então, acho que essa é uma das atuações fortes e permanentes da Superintendência: a formação de todos que atuam no Sistema para que possam atender melhor e que tenhamos a condição mais propícia para recuperar esses jovens”, ressaltou.

 MVS9927 webPara superintendente do Sistema Socioeducativo, Cássio Franco, a nova rotina redirecionará o processo de trabalho dos socioeducadores, além da melhoria na educação dada aos jovens internos. “Essa formação começa fazendo uma nova estruturação de toda a rotina e funcionamento das unidades socioeducativas. Então, com essa primeira equipe que chega, começaremos um processo de formação continuada, onde vamos tratar primeiramente na parte operacional das unidades. Assim, trataremos de estabelecer uma nova rotina e dinâmica, com novos padrões, fluxos e procedimentos. Dessa forma, traçaremos as novas medidas nas unidades, visando a uma transformação gradativa na melhoria do processo educativos dados aos jovens internos”, destacou o superintendente.

O socioeducador Rannier Rabelo, servidor do Centro Educacional Patativa Do Assaré e do Sistema há 24 anos, destacou a importância do curso como forma de melhorar e ampliar seus conhecimentos, discutindo as necessidades dos jovens em conflito com a lei. “Essa é uma ótima iniciativa em treinar e ampliar os nossos conhecimentos, melhorando nossas condições de trabalho. Uma das questões mais discutidas nas palestras foi a nossa união de trabalho e de ideias para que as medidas implantadas tenham ainda mais sucesso. Estamos ampliando nossas experiências educativas, com objetivo de podermos conscientizar ainda mais esses jovens em sua ressocialização”, comentou o servidor.

Contando com cerca de 90 participantes, entre diretores, coordenadores e servidores do Sistema Socioeducativo do Estado, o curso conta com temas que discutem desde a estrutura da nova Superintendência às diretrizes pedagógicas, os planos de intervenções e os fluxos a serem seguidos no cotidiano das unidades. Na manhã de hoje, estiveram presentes representantes das forças de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), além de representantes da Defensoria Pública, do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares) e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

Sobre a capacitação

O curso de capacitação para os socioeducadores do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo acontece até o dia 6 de agosto, no Hotel Beira Mar, em Fortaleza. A capacitação ocorre durante todo o dia, envolvendo os diversos servidores envolvidos no sistema socioeducativo do Estado.

01.08.2016

Wilame Januário
Repórter/Célula de Rportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente coordenadoria-01