AoGosto do Aluno inaugura mês de atividades para os estudantes da rede pública

2 de agosto de 2016 - 12:36

Um mês inteiro de atividades pedagógicas, culturais e de lazer voltadas aos estudantes da rede pública estadual de ensino. Este é o objetivo do AoGosto do Aluno, projeto lançado, na tarde desta segunda-feira (1), pelo secretário da Educação, Idilvan Alencar, no Cineteatro São Luiz.

foder aogosto“A rede inteira está empenhada, com todas as suas 709 escolas, em fazer deste mês uma celebração ao Dia do Estudante”, destacou Idilvan Alencar, ressaltando que a ideia é que o projeto seja permanente no calendário escolar do Estado do Ceará durante agosto.

As ações irão acontecer na Capital e no Interior para mais de 400 mil alunos. Os estudantes participarão de passeios culturais, com visitas à exposição de arte, momentos de lazer em parque aquático e ida à Arena Castelão para assistir ao Jogo Ceará x Vasco, nesta terça-feira. No Dia do Estudante, 11 de agosto, a diversão fica por conta do Desafio AoGosto do Aluno, que dará destaque à corrida de rua e premiará os estudantes com viagem para participar das Paraolimpíadas, no Rio de Janeiro.

Para revelar novos talentos, também será realizado o Festival Alunos que Inspiram, que dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, valorizando o talento dos estudantes nas categorias artes visuais, canto, fanfarra, literatura  e vídeo. “O Festival vai acontecer em todo o Ceará. A votação vai ser por meio do portal Aluno Online e os mais votados estarão aqui no dia 24 de agosto, no Dragão do Mar. O evento incentiva também uma questão fundamental na escola que é a arte, que motiva o aluno e é importante para o conhecimento, a cidadania e a expressão cultural dos alunos”, afirmou o secretário da Educação.

No evento, também foi lançado o aplicativo desenvolvido para celular que dará acesso à plataforma Aluno Online, da Secretaria da Educação (Seduc), permitindo que os estudantes acompanhem as notas, recebam atividades, postem redações para correção online e interajam com colegas e professores de sala.

A Seduc também vai promover outras atividades pedagógicas voltadas aos estudantes, como campanha de incentivo à leitura, palestras de motivação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aulas show de redação.  Além disso, na última semana de agosto, cinco alunos submetidos a teste online de Língua Portuguesa, que tiverem as melhores avaliações, serão premiados, juntamente com os professores de História, com uma viagem às cidades de Tiradentes, Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.

“O calendário com palestras e aulões está muito interessante. É mais um incentivo para os estudantes participarem das atividades escolares”, destacou Bruna Pereira, 16 anos, aluna da 2ª série da Escola de Ensino Fundamental e Médio Rotary Club São Miguel, em Caucaia.

Roberto Barroso, de 17 anos, aluno da 3ª série da Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, em Itapipoca, destacou, além da preparação para o Enem, a importância de o AoGosto do Aluno, promover o intercâmbio cultural e a interação entre os estudantes da rede estadual de ensino. “É bacana a gente sair um pouco do cotidiano, conhecer novos lugares e ter contato com novas pessoas”, afirmou.

Além da participação de alunos, o evento contou com a presença do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos, da secretária executiva da Cultura, Andrea Rocha, do secretário executivo do Esporte, Márcio Brito, do representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, BC Neto, e de apresentações artísticas de estudantes.

folder2 aogosto

01.08.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

Expediente imprensa2-01