Aplicativo ‘PossoAjudar’ mais perto da população

2 de agosto de 2016 - 18:50

SPD realiza campanha de divulgação da ferramenta para telefone celular

 

No Ceará, a ajuda sobre dependência química está bem perto das pessoas. Basta utilizar o aplicativo ‘PossoAjudar’, desenvolvido por técnicos da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Lançada em outubro de 2015, a ferramenta já contabiliza cerca de 2000 downloads. Mas a SPD quer popularizar ainda mais o aplicativo. Para isso, prepara o lançamento de uma campanha de divulgação do ‘PossoAjudar’ em ônibus e vans que realizam o transporte coletivo em todo o Estado. A primeira etapa da ação será desenvolvida em Fortaleza.

Cartazes deverão ser afixados no interior dos veículos em espaços de fácil visualização por parte dos passageiros. A ideia é apresentar o aplicativo para o público em geral e incentivar a utilização da ferramenta via telefone celular. Nos cartazes também constará o 0800 275 1475, telefone disponibilizado pela SPD para o repasse de informações e orientações sobre prevenção às drogas, além de proporcionar a escuta de pessoas que enfrentam problemas relacionados à dependência química.    

Através do aplicativo, a SPD divulga informações aos cidadãos sobre a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, oferecendo endereços e telefones das instituições que compõem a rede de atenção psicossocial em todos os 184 municípios cearenses. “O PossoAjudar apresenta para a sociedade as ações da SPD dentro do contexto das políticas públicas sobre drogas e disponibiliza informações sobre onde o público pode receber auxílio e esclarecimentos a respeito do tema drogas”, destaca a titular da SPD, secretária Aline Bezerra.

O ‘PossoAjudar’ foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SPD, que também é  responsável pelo monitoramento das ações do projeto. A implantação também contou com a colaboração da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) e da Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) para a coleta dos dados que compõem o conteúdo informativo.

A secretária ressalta que o aplicativo ‘PossoAjudar’ foi desenvolvido para facilitar o acesso a informações sobre onde pessoas, usuárias ou não de drogas lícitas ou ilícitas, podem buscar ajuda para o enfrentamento dessa problemática. “Mas, a principal ferramenta nesse processo de ajuda é o atendimento humanitário, oferecido na ponta, pois quem procura esta ajuda são pessoas fragilizadas e com baixa estima, que devem ser avaliadas e receber o encaminhamento necessário a partir do primeiro contato”, observa Aline Bezerra.

A opção pelo app se deu pela facilidade de acesso que, hoje, as pessoas possuem por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e por oferecer, de forma prática, informações sempre atualizadas. A ferramenta pode ser baixada via Google Play (para celulares com sistema operacional Androide) e Apple Store (para celulares com sistema operacional IOS).

02.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 988902.7939 – comunicação@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01