#OrgulhonoPeito: Hospital Regional Norte realiza mamaço nesta quinta-feira (4)

3 de agosto de 2016 - 15:25

O Hospital Regional Norte, da rede pública do Governo do Estado, em Sobral, está realizando uma programação especial na Semana Mundial de Aleitamento Materno, com diferentes ações para mobilizar mães que estão amamentando, acompanhantes, pacientes, visitantes e funcionários sobre a importância do aleitamento. O Banco de Leite Humano do hospital promove uma série de atividades até o próximo dia 5. Entre as ações estão a entrega de convites para mães internas no momento da alta hospitalar, incentivando a doação de leite no ambulatório do HRN, às quartas-feiras, de 7h às 18h, além da realização de oficinas, roda de sensibilização e a ‘Hora do Mamaço’, grande momento para mães e bebês, que será realizada nesta quinta-feira (4), às 8 horas.

As atividades também se estendem ao público externo. Nesta quinta-feira, terá a celebração do Dia de Princesa, no Boulevard do Arco de Sobral, com a escolha da nutriz, símbolo da campanha, e o seminário municipal “Capacitação, Amamenta e Alimenta Brasil”, no auditório do Centro de Zoonozes de Sobral. 

De acordo com Samara Andrade, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte, a Semana Mundial de Aleitamento Materno será uma grande mobilização na região. “Este ano nós adotamos o tema ‘seja doadora e faça a diferença na vida de muitas crianças’, já com o objetivo de divulgar esse serviço, informando a quem as mulheres devem procurar no momento da doação, como o Hospital Regional, no Banco de Leite, e a Santa Casa com o posto de coleta. Neste período, todas as unidades de saúde de Sobral também estarão envolvidas com a coleta de frascos de vidro com tampa de plástico, aqueles usados para café solúvel, que ajudarão a manter nosso estoque”, diz.

Banco de Leite Humano

Em junho de 2015, o Banco de Leite do Hospital Regional Norte passou a oferecer o serviço de pasteurização, que agiliza o atendimento e amplia a oferta de leite materno na dieta dos bebês. O processo também garante o estoque de leite doado para os filhos de mães que não têm leite suficiente. Os números do ano passado mostram que o ano fechou com 300 doadoras, que alimentaram 412 bebês, quando foram distribuídos 251 litros de leite materno. Este ano, entre os meses de janeiro e julho, 301 mulheres doaram leite para 277 bebês. O volume de leite coletado nesse período foi 60 litros. A média mensal para suprir a demanda da UTI Neonatal chega a 20 litros de leite humano.

Para sensibilizar ainda mais sobre a importância das doações, em maio deste ano, o Banco de Leite do HRN comemorou a Semana Mundial de Doação e Leite Humano, entre os dias 16 e 20 de maio. A partir dessa data, o atendimento no hospital passou a ser externo, dando espaço às mães de toda a região Norte que queiram doar leite materno. O atendimento é realizado todas as quartas-feiras, de 7 às 18 horas. As doadoras devem trazer o cartão do pré-natal e um documento com foto, para que seja feita a triagem e a coleta. E para tirar dúvidas sobre aleitamento e receber orientações sobre como doar leite materno e frascos de vidro, as mães podem ligar para (88) 3677-9467 ou irem ao hospital, que fica na Av. John Sanford, 1.505, Bairro Junco, Sobral.

03.08.2016

Assessor de Imprensa do Hospital Regional Norte
Marcelino Junior
(88) 99659.4083/ 98883.4263 

Expediente imprensa2-01