Uece outorga ttulo de Doutor Honoris Causa aos professores Ruy Moreira e Rémy Riand

3 de agosto de 2016

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) concederá o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa aos professores doutores Ruy Moreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Rémy Joseph Julien Riand, das Universidades de Tours (França), Poitiers (França), Oldenburg (Alemanha) e Federal do Ceará (Brasil).

A cerimônia da outorga acontecerá nesta quarta-feira (3), às 16h30 no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Reitor, professor doutor Jackson Sampaio, preside a sessão solene de entrega dos títulos.

A proposta de concessão dos títulos honoríficos aos professores pela larga e rica produção acadêmica foi feita pelos professores Luiz Cruz Lima e Fábio Perdigão Vasconcelos, em maio 2016, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu), em reunião distinta.

De acordo com as Resoluções de números 1236 e 1237/2016 do CONSU, de 16 de maio de 2016, a justificativa para a outorga dos títulos aos professores, foi feitas pelas suas dedicações, pelos seus conhecimentos e suas capacidades de produção junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGe) da Uece.

Segundo o professor Fábio Perdigão, a concessão dos títulos honoríficos aos dois pesquisadores, representa o coroamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece, pelo reconhecimento do curso, a esses ilustres professores.

Quem é Ruy Moreira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1970), mestrado em Geografia pela (UFR-J1984) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP-1994). Professor aposentado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), é atualmente professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado e doutorado) da UFF e professor-visitante do curso de graduação e professor permanente do curso de pós-graduação (mestrado) em Geografia da FFP-Uerj. Tem publicações e orientação concentradas no entrelace da teoria, método, epistemologia e ontologia da Geografia e realidade geográfica concreta da sociedade brasileira, combinando teoria geral da Geografia e teoria geográfica geral do Brasil.

Após a solenidade da concessão dos títulos, o pesquisador francês Rémy Riand lançará o livro “Caminhos da Liberdade”, traduzido pelos professores Fabio Perdigão e Sandra Maia Maia Vasconcelos da Uece. O exemplar consta de 440 páginas e foi editado pela EdUece.

No Brasil o Professor Rémy Riand atuou decisivamente para o sucesso de vários experimentos no campo da sociologia, tendo destaque sua participação no Projeto Pingo d’Agua, desenvolvido no município de Quixeramobim em parceria com a Universidade Estadual do Ceará – Uece, na época através do Mestrado Acadêmico em Geografia, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará – Funcap e no Projeto de Irrigação do Dnocs no município de Morada Nova no Estado do Ceará; e no Projeto Colonização do Nordeste – Colone, no Estado do Maranhão; e no Projeto de Irrigação e construção de uma Barragem em Ipaporanga no município de Caridade; sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável através da agricultura familiar em países do Norte da África e no Nordeste do Brasil; contribuindo nas últimas quatro décadas para as mudanças sociais no meio rural do Nordeste.

03.08.2016

Fátima Serpa – Assessora de Imprensa da Uece
( fatima.serpa@uece.br / 3101.9605

Expediente imprensa2-01