Começa a segunda fase do programa Juventude em Ação

4 de agosto de 2016 - 15:00

Ciranda da prevenção chegará a escolas de ensino médio da rede estadual distribuídas em 13 municípios cearenses

 

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) deu início, esta semana, à segunda fase do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação. A iniciativa atende a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e alcança, também, as famílias dos alunos, lideranças comunitárias e toda a comunidade escolar na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda, numa grande ciranda de prevenção e fortalecimento das competências para a vida. Ao todo, serão contempladas 28 escolas de 13 municípios cearenses. Cerca de 16 mil estudantes serão beneficiados.

Viçosa do Ceará, Massapé e Beberibe são os primeiros municípios atendidos. A ação preventiva também deverá ser iniciada este mês em estabelecimentos de ensino médio das seguintes localidades: Eusébio, Crato, Icó, Jaguaribe, Cedro, Várzea Alegre, Itapipoca, Maranguape, Acopiara e Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Bom Jardim, áreas do Ceará Pacífico).

A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / Juventude em Ação da SPD coordenará a efetivação do programa junto aos estudantes. A ação preventiva está dividida em sete etapas e inclui mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa nas cidades e construção do regulamento geral/realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do programa Juventude em Ação em cada município também envolve multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorrerá a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

Coordenadora do SIP / Juventude em Ação da SPD e autora do programa de prevenção para estudantes do ensino médio, a psicóloga Miriam Barreto destaca que a iniciativa proporciona, entre outros benefícios, a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Outras vantagens são o favorecimento do empoderamento e protagonismo juvenil nas comunidades, bem como a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. O ponto de partida é a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, que proporciona a discussão de mitos e verdades sobre a temática das drogas.

Em sua primeira fase, o Juventude em Ação alcançou 11.592 estudantes de 19 escolas de ensino médio do Estado, distribuídas em sete municípios. Foram beneficiadas as cidades de Caucaia, Aracati, Quixeramobim, Tianguá, Camocim, Crateús e Iguatu. A boa receptividade junto à comunidade escolar contribuiu para a ampliação do programa, sobretudo porque os conhecimentos sobre drogas são absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária. Os jovens deixam de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, destaca que o Ceará é pioneiro no País na aplicação de um programa de prevenção voltado para estudantes do ensino médio e enfatiza o protagonismo juvenil no tocante à prevenção ao uso de entorpecentes proporcionado pelo Juventude em Ação. Segundo ela, a expectativa é de estender a ação preventiva, paulatinamente, para todos os municípios do Estado.

04.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01