#OrgulhonoPeito: novo posto de doação de leite materno será inaugurado nesta sexta (5)

4 de agosto de 2016 - 14:31

Nas ações de mobilização que marcam a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que iniciou na última segunda-feira (1º), o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza, da rede pública do Governo do Estado, em conjunto com a Universidade de Fortaleza, irá inaugurar, nesta sexta-feira (5), um Posto de Coleta de Leite Humano. O novo posto, vinculado ao HGF, fica no primeiro andar do Núcleo de Atenção Médica Integrada ( Nami), da Unifor, e  contará com uma Sala de Apoio à Amamentação para alunos, funcionários e moradores do bairro que quiserem fazer a doação de leite humano.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano do HGF, Lúcia Virgínia Aragão de Carvalho, a ideia de colocar um Posto de Coleta de leite Humano na Unifor surgiu através das aulas de aconselhamento em aleitamento materno que o grupo estava dando na Universidade: “Quando a equipe estava indo dar essas aulas de aconselhamento para o grupo de servidoras da Universidade, nós vimos que o número de mulheres em idade fértil era muito grande, e se tivesse uma Sala de Apoio ou o Posto de Coleta de Leite Humano, só viria a acrescentar com essa necessidade”, explica.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor, Karla Rolim, explica que o posto implementará ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno: “O Posto de Coleta de Leite Humano favorece o início e a continuidade da amamentação, pois é um local onde as mães da comunidade interna e externa da Unifor, podem procurar auxílio e apoio para enfrentar as dificuldades desse período delicado. Já a Sala de Apoio á Amamentação irá beneficiar alunas e as funcionárias que retornam da licença-maternidade e necessitam extrair seu leite para o seu bebê como forma de ajudá-las a manter a amamentação”, ressalta.

O Banco de Leite Humano ajuda no trabalho de coleta e orientação às mães. Cem mães são cadastradas e doadoras de leite. Por semana, são necessários cerca de 18 litros de leite humano pasteurizados para alimentar e manter os bebês prematuros que estão internados.

Acolhimento

O serviço de neonatologia do HGF funciona atualmente com 18 leitos de alto risco, 16 de médio risco e uma unidade Mãe Canguru. Na unidade neonatal, as mães são contempladas com uma sala de ordenha que funciona 24 horas, com uma profissional de enfermagem exclusiva para acompanhá-las e orientá-las na realização da ordenha mamária, onde coletam leite materno destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação. O Banco de Leite do Hospital Geral de Fortaleza tem uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiológicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e psicóloga envolvidos com a promoção do aleitamento materno. As mães, após alta hospitalar da maternidade, já saem com o primeiro retorno agendado para o Núcleo de Aleitamento Materno, onde continuam recebendo apoio para manter amamentação.

Doação

Toda mãe que amamenta pode ajudar a manter o estoque do Banco de Leite Humano do HGF e ajudar os pequenos. O processo de captação é simples e rápido. Para doar leite humano, a mamãe pode vir até o banco de leite do hospital ou ligar para o 85. 3101.3335 e solicitar a coleta do leite na própria residência. O HGF conta com um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta.

 

Serviço:

Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza

Contato: 3101.3335
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas

banner banco leite hgf unifor2

04.08.2016

Assessoria de Comunicação do HGF
Débora Morais
(85) 3101.7086 / 98726.1212
debora.morais@hgf.ce.gov.br
Twitter: @Hospital_HGF