Reitores debatem sobre financiamento e autonomia das universidades

4 de agosto de 2016 - 14:25

A necessidade da formulação de uma lei orgânica que regulamente as autonomias das universidades estaduais- tais como didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial – bem como formas de financiamento dessas instituições foram os pontos principais do debate ocorrido na reunião extraordinária desta terça-feira (2) no auditório da Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secitece), pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc).

O encontro foi liderado pelo presidente do Cruc, reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo, e contou com a participação do secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, que se comprometeu em elaborar uma portaria para que as universidades discutam a formulação da Lei e cada uma crie seu Grupo de Trabalho, buscando a consolidação de uma proposta. Este tema vem pautando as reuniões do Cruc desde o início deste ano.

Financiamento foi outro ponto discutido durante a reunião, em especial no tocante à destinação de recursos da ordem de 5% do orçamento estadual para as universidades, conforme previsto no artigo 219 da Constituição Estadual. Um estudo apresentado pela professora da Urca, Kátia Regina Lima mostrou que esta meta ainda não é alcançada.

Ainda sobre a discussão de necessidade de mais investimentos, o secretário-adjunto Francisco Carvalho ponderou que mesmo com este cenário, muitas universidades não pleiteiam recursos em editais lançados por financiadoras de pesquisa, a exemplo da Finep.

Integração

O desenvolvimento de um Plano de Integração que envolva todas as universidades cearenses também foi destaque na reunião desta terça. Questões  como a possibilidade de uma mobilidade acadêmica entre as instituições e o diálogo e atividades conjuntas entre escolas estaduais de educação profissional e universidades otimizariam investimentos e facilitam a vida acadêmica.

Um estudo sobre os impactos e as vantagens do Plano de Integração será apresentado nas três universidades estaduais pelo coordenador de Educação Superior da Secitece, conforme estudo liderado por Cândido B.C. Neto, que ajudou a formular o estudo.

A reunião do Cruc contou com a participação do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Albanise Marinho; do professor e ouvidor-adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Flávio Pinheiro; e da colaboradora da Coordenadoria de Educação Superior da Secitece Rose Jane Albuquerque.

O Conselho de Reitores das Universidades Cearenses é uma entidade civil que reúne todas as universidades cearenses. Seu objetivo é desenvolver a educação superior no Estado do Ceará.

04.08.2016

Elizabeth Rebouças- CRUC
Cynthia Cardoso- Secitece
32481050