Sema fará estudos para criação de duas novas Unidades de Conservação municipais

5 de agosto de 2016 - 20:00

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, assinou ontem, na reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), o Termo de Compromisso e Responsabilidade da que dá inicio às atividades da criação de duas Unidades de Conservação públicas municipais vencedoras do Edital de Chamamento Público 01/2016, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), uma em Caucaia, na localidade da Serra da Rajada, e outra no Crato, o Refúgio da Vida Silvestre.

Havia a possibilidade de criação duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Porém, as propostas enviadas não tinham documentação suficiente. Como a Sema já possui o recurso financeiro, a novidade é que, em breve, será lançado um novo edital para a criação de outras duas novas UCs municipais. A Sema, por meio da contratação de consultoria especializada, realizará os estudos técnicos necessários para a criação das Unidades.

O secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, Stephenson Ramalho, agradeceu e afirmou o compromisso com a Sema da criação de uma UC realmente efetiva. “Era um anseio da população do Crato a criação desta UC. Ela consolida o primeiro corredor ecológico que liga as unidades de conservação. O Refugio da Vida Silvestre – Águas do Cariri, interliga toas as unidades que já existem: estaduais, federais e RPPNs”, explicou.

 

05.08.2016

Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade
/DemetrioFarias