Coetrae/Ce apresenta Programa Ação Integrada no município de Granja

8 de agosto de 2016 - 17:40

A Comissão Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo do Ceará (Coetrae/Ce) fará uma série de visitas no interior do Ceará com o objetivo de divulgar a implantação do Programa Ação Integrada.

O Programa Ação Integrada consiste em ações de prevenção, articulação institucional e acompanhamento de trabalhadores resgatados em situações análogas ao trabalho escravo. As visitas buscam, em conjunto com os municípios, promover a modificação social, educacional e econômica dos resgatados do trabalho escravo e vulneráveis.

O município de Granja será o primeiro município a receber o Programa Ação Integrada. A escolha se deu em virtude do local possuir uma série de resgates de trabalhadores que realizavam atividades relacionadas à extração do pó da carnaúba em condições insuficientes de higiene, alimentação, alojamento, entre outras irregularidades.

Para o presidente da Coetrae/Ce e coordenador Especial de Direitos Humanos do Ceará, Demitri Cruz, essas ações têm papel fundamental na prevenção do trabalho escravo no Estado. “A proposta é envolvermos todas as esferas de poder público e da sociedade civil local numa rede de proteção à vulnerabilidade do trabalho, pensando alternativas de fortalecer a autonomia econômica das comunidades e a formação escolar e profissional dos trabalhadores vulneráveis.”, conclui.

Uma comitiva composta pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Agrário, Justiça e Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, além de outras organizações como a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares fará parte da apresentação do Programa Ação Integrada e de outras atividades que acontecerão no município como encontros com a Prefeitura Municipal, com o Poder Judiciário e com comunidades com maior incidência de trabalhadores resgatados.

A apresentação do Programa Ação Integrada será aberta ao público.

Serviço:

Apresentação Programa Ação Integrada

Data: 09/08 – Terça-Feira
Hora: 14h30h
Local: Centro Vocacional Tecnlógico de Granja
Praça Coronel Luís Felipe, s/n – Centro

08.08.2016

Governo do Estado do Ceará
Gabinete do Governador
Ana Carolina Carvalho
Jornalista
3133 – 3717 / 3718