Primeira-dama assina convênio para distribuição de filme educativo em escolas do Ceará

8 de agosto de 2016 - 16:29

Cerca de sete mil estabelecimentos públicos de ensino dos 184 municípios cearenses, entre estaduais, municipais e federais, receberão o documentário ‘O Começo da Vida’

 MVS04211A primeira- dama do Ceará, Onélia Leite Santana assinou, na manhã desta segunda-feira (8), termo de doação de cerca de sete mil cópias do documentário “O Começo da Vida”, para profissionais da educação da rede de ensino estadual. O evento de assinatura foi realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

 MVS03991“Essa é mais uma parceria que nos enche de orgulho. Uma ferramenta importante para o fortalecimento do vínculo das famílias cearenses. As crianças, em especial, precisam desse olhar sensível e acolhedor. E esse é um filme que precisa ser posto nas escolas, pois precisa ser disseminado entre as famílias. Vamos distribuir esses materiais para todas as escolas estaduais e municipais para, posteriormente, entregar também para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras)”, ressaltou a primeira-dama do Estado.

Produzido pelo Instituto Alana – organização sem fins lucrativos —, o filme contempla o Mais Infância Ceará em função de ter como objetivos a formação e a sensibilização de pais, cuidadores, gestores e profissionais que lidam diretamente com as crianças sobre a importância dos cuidados na primeira infância para o seu pleno desenvolvimento. Cerca de sete mil estabelecimentos públicos de ensino dos 184 municípios cearenses, entre estaduais, municipais e federais, receberão o documentário “O Começo da Vida”.

 MVS04161Segundo o vice-presidente do Instituto Alana, Marcos Nisti, o documentário promove, de forma direta e abalizada, por diversos estudiosos, a discussão de uma boa convivência e educação para as crianças. “O filme fala diretamente com os cuidadores dessas crianças: pais, professores, agentes de saúde, assistentes sociais, entre outros. Ele traz para a discussão o começo da vida, etapa inicial do desenvolvimento humano.  “O Ceará pra nós é um exemplo de cuidado com a criança, devido aos fortes investimentos e políticas públicas realizadas no Estado”, destacou Marcos.

 MVS0443O filme foi exibido para os secretários municipais de Educação e representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no intuito de sensibilizá-los para a importância do desenvolvimento infantil e para motivá-los a ser multiplicadores do tema em cada estabelecimento de ensino. Eles também ficarão responsáveis pela distribuição dos DVDs e o monitoramento para garantir a exibição do documentário nas escolas.

Estiveram presentes à exibição, o secretário Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social); a secretária-adjunta Márcia Campos (Educação); o coordenador do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Aurélia Costa; além dos profissionais de educação e saúde do Estado.

Programa Mais Infância Ceará

A ação é mais uma iniciativa do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Crescer, que visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Conheça sobre o documentário “O Começo da Vida”

Direção: Estela Renner // 98 minutos // (Brasil, 2016)

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O filme convida a sociedade a refletir sobre o cuidado das crianças nos primeiros anos de vida.

08.08.2016

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente imprensa2-01