Projeto Juventude do Futuro chega a 20 municípios cearenses

8 de agosto de 2016 - 18:00

A ideia é estender os programas de prevenção para todo o Estado

 

Alunos do Ensino Fundamental I e II matriculados em escolas da rede municipal de 20 localidades cearenses estão sendo beneficiados, a partir deste mês, com a efetivação do projeto Juventude do Futuro da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que envolve a aplicação dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes. A iniciativa prossegue até o final do semestre letivo, favorecendo um total de 4.650 estudantes e 750 famílias.

O programa Jogo Elos está sendo aplicado junto a estudantes dos seguintes municípios: Aracati, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Camocim, Crateús, Itapipoca, Massapê, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acopiara, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. O programa #Tamojunto já foi iniciado em Aracati, Caucaia, Beberibe, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Viçosa do Ceará, Camocim e Tianguá, enquanto o programa Famílias Fortes começou em Aracati, Acopiara, Camocim e Tianguá.

Coordenadora do projeto Juventude do Futuro, Natália Alexandre, destaca que o programa Jogo Elos é uma atividade lúdica realizada nas escolas que desenvolve noções de socialização e de respeito a si e aos outros. O jogo se baseia em quatro regras: se expressar de forma adequada, respeitar o outro, obedecer o acordo quanto aos seus lugares e seguir normas. O programa contribui para a produção de um ambiente harmônico, que estimula a troca e a cooperação entre alunos de professores, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O #Tamojunto objetiva despertar habilidades e recursos específicos para que os adolescentes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. Dentre os benefícios estão a redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas e o fortalecimento dos vínculos entre alunos e professores.

O Famílias Fortes é um programa que atende as famílias de crianças e adolescentes beneficiados pelos programas Jogo Elos e #Tamojunto. É disponibilizado por meio de reuniões semanais voltadas para o fortalecimento dos vínculos afetivos e de cooperação entre pais, responsáveis e filhos, buscando reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas. Cada encontro envolve temas da vida em família como amor, limites, regras domésticas, bons comportamentos, estresse e proteção contra o abuso de substâncias, além de estimular a conversação familiar.

Titular da SPD, a secretária Aline Bezerra explica que os programas federais são coordenados no Brasil pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), sendo respaldados em experiências concretas no exterior e testados com evidências comprovadas. O Ceará foi o primeiro Estado do País a implantar os três programas simultaneamente em 11 cidades, em 2015. A ideia é que, paulatinamente, os programas sejam estendidos a todos os 184 municípios cearenses.

08.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01