Baturité e Pedra Branca recebem homenagem do Governo do Ceará

9 de agosto de 2016 - 11:00 # # # # #

Baturité, município localizado no Norte cearense, a 100 km de Fortaleza, está aniversariando nesta terça-feira (9). A cidade tem a sua economia local baseada principalmente no comércio e prestação de serviços; na extração vegetal e em culturas de algodão, banana, arroz, milho, feijão, café e cana-de-açúcar. Outra fonte de renda do município é o turismo.

Baturité possui uma APA (Área de Proteção Ambiental) nos remanescentes de Mata Atlântica existentes no município, trilhas, cachoeiras, áreas propícias para prática de esportes de aventura e um grande acervo cultural espalhado por toda a cidade como museus, monumentos e edificações centenárias. Baturité tem como municípios vizinhos, Pacoti, Redenção, Guaramiranga, Itapiúna, Aracoiaba, Mulungu e Capistrano. Em seu último censo (2010), o IBGE apontou uma população local de 33.321 habitantes.

Com o aniversário no mesmo dia, Pedra Branca fica a  261,6 km de Fortaleza. A cidade tem a maior parte da sua economia centrada no setor de serviços e faz limite com as cidades de Boa Viagem, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Independência e Tauá. No último censo do IBGE, levantou-se uma população local de 41.890 habitantes.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem às cidades, dois vídeos com os hinos e com imagens características. O projeto prevê que cada município aniversariante receberá o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Baturité e de Pedra Branca.

09.08.2016