Conselho de Políticas sobre Drogas realiza nona reunião ordinária

9 de agosto de 2016 - 16:18

Projeto Corre Pra Vida é destaque da pauta do encontro

A apresentação do projeto Corre Pra Vida, desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), é o principal tema em pauta na nona reunião ordinária do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2015-2017. O encontro acontece nesta quarta-feira (10) no auditório da SPD.

A explanação sobre o projeto será realizada pela coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel. Inspirado no projeto Ponto de Cidadania, desenvolvido em Salvador-BA, o Corre Pra Vida foi implementado em Fortaleza a partir de novembro do ano passado, com o objetivo de beneficiar a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social, buscando resgatar a cidadania, reduzir os danos do uso de drogas e promover direitos e a inserção nas diversas políticas públicas.

O projeto se efetiva através de um ponto de acolhimento (contêiner), com sanitário e chuveiro; e a oferta de kits de higiene e saúde; ações de campo e utilização de uma unidade móvel, realizando abordagens nas ruas e em cenas de uso de drogas, com orientações de redução de danos; bem como encaminhamento e acompanhamento  do usuário para a rede de atenção, conforme a demanda apresentada. De janeiro a junho deste ano, o projeto já superou a marca de 20 mil atendimentos.

A pauta de reunião inclui, ainda, a apresentação das deliberações da reunião da Comissão Permanente I (Legislação e Normas) quanto às internações compulsórias de usuários de drogas em comunidades terapêuticas, a apresentação do Art. 4º do Regimento Interno do Cipod quanto à perda de mandato dos membros e ausências das entidades para providências do plenário e a apresentação e discussão das contribuições das entidades para o Plano Integrado de Ações Governamentais para políticas sobre drogas.

O encontro na SPD contará com a presença de representantes dos 26 órgãos/instituições com assento no Cipod. O colegiado é presidido pela titular da SPD, Aline Bezerra. Instituído pelo governador Camilo Santana, o Cipod visa fortalecer o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, construindo uma rede de iniciativas para conter o avanço das drogas no Estado do Ceará. O conselho é composto por representantes de secretarias estaduais, organizações não governamentais e entidades religiosas e estudantis do Ceará, tendo caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva.

Serviço:

9ª Reunião Ordinária do Cipod

Local: Sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Data: 10/8/2016
Horário: 9 horas

09.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara