Porto do Pecém: Governador articula investimento em tancagem

10 de agosto de 2016

A negociação está sendo realizada em Rotterdam, na Holanda

 

r13932935 1800176553548263 5273928285714792112 nO governador Camilo Santana está articulando, em visita oficial à Holanda, novos investimentos para o Porto do Pecém. Reunido, nesta quarta-feira (10) em Rotterdam, com Rob Nijst, presidente da Vtti Energy Partners, uma das maiores empresas de tancagem do mundo, o governador retomou as conversas com o empresário que já demonstrou interesse em investir na área de tancagem do Porto do Pecém, com combustível e gás. “O projeto para o Pecém, inicialmente, seria para 200 mil m3 de tancagem, além do gás. Após a discussão de vários pontos importantes para a efetivação da parceria, já acertamos o retorno deles ao Ceará nos próximos dias para avançarmos nas negociações”, informou o Camilo Santana.

Em seguida, o governador, acompanhado do secretário da Infraestrutura, André Facó, e do diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, conheceu as propostas para o Porto do Pecém, que são fruto dos estudos realizados pela equipe técnica do Porto de Rotterdam (PoR). A apresentação foi feita R13872926 1800176703548248 5662814783688343715 npelo presidente em exercício do PoR, Ronaldo Paul. “Os resultados foram muitos positivos para a definição de parcerias futuras de grande importância para o nosso Estado”, afirmou o governador. Uma nova reunião de trabalho foi agendada para o próximo mês. “Esse próximo encontro aqui no Ceará será um avanço nos negócios entre Pecém e Rotterdam. Uma consolidação da parceria firmada em setembro do ano passado”, avaliou o secretário André Facó.

A comitiva cearense também se reuniu com o vice-prefeito de Rotterdam, Pex Lagenberg, para discutir sobre mobilidade, sustentabilidade e cultura. “Foi uma visita institucional para estreitar relações entre a cidade, que é acionista majoritária do Porto de Rotterdam, e o Estado do Ceará”, concluiu Camilo Santana.

A visita

A comitiva do Governo do Ceará está na Holanda desde a última segunda-feira (8) para tratar das relações entre o Porto do Pecém e o Porto de Rotterdam, maior porto marítimo da Europa que funciona como um importante ponto de trânsito para o transporte de granéis e de outras mercadorias entre o continente europeu e outras partes do mundo. Ontem, o governador Camilo Santana, o secretário da Infraestrutura, André Facó, e o diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, conheceram as instalações do porto holandês.

Em setembro do ano passado, o Governo do Ceará e o Porto de Rotterdam firmaram convênio para a elaboração do plano de desenvolvimento para o Porto do Pecém, que consiste na integração entre porto, indústria e Zona de Processamento de Exportação (ZPE), e na atração de novos investimentos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Porto do Pecém

O Governo do Ceará já investiu mais de R$ 1 bilhão em obras na ampliação e modernização do Porto cuja capacidade de movimentação de cargas está sendo quintuplicada, colocando-o em posição de destaque internacional, tornando-o um dos mais eficientes do mundo, gerando mais empregos e renda para o Ceará.

Dentre as melhorias, que colocarão o porto entre os mais eficientes do mundo, estão a ampliação do Terminal de Múltiplo Uso, a construção de mais três berços (dois já concluídos), a construção de uma nova ponte, além do novo descarregador e da segunda esteira transportadora de minério de ferro. Com as obras e o início do funcionamento da Companhia Siderúrgica (CSP), a expectativa é de que o movimento no porto seja quintuplicar.

10.08.2016

Marco da Escóssia
Assessor de Comunicação da Seinfra
(85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

Fotos: Governo do Ceará

Expediente imprensa2-01