Projeto Corre Pra Vida é apresentado ao Conselho de Políticas sobre Drogas

10 de agosto de 2016 - 20:17

Iniciativa da SPD em prol de pessoas em situação de rua é apresentada aos membros do Cipod

 

Um projeto dessa envergadura deve ser disseminado por todo o Ceará na medida em que busca resgatar a cidadania, reduzir os danos do uso de drogas e promover direitos e a inserção dos beneficiários nas diversas políticas públicas. A avaliação positiva sobre o projeto Corre Pra Vida, desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), foi feita pela maioria dos membros do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2015-2017, presentes na nona reunião ordinária do colegiado. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (10) na sede da SPD.

A explanação do projeto foi realizada pela gerente técnica Andrea Autran. Inspirado no Ponto de Cidadania, desenvolvido em Salvador-BA, o Corre Pra Vida foi implementado em Fortaleza a partir de novembro do ano passado, com o objetivo de beneficiar a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. De janeiro a junho deste ano, já superou a marca de 20 mil atendimentos.

O projeto se efetiva através de um ponto de acolhimento (contêiner), com sanitário e chuveiro; e a oferta de kits de higiene e saúde; ações de campo com a utilização de uma unidade móvel, realizando abordagens nas ruas e em cenas de uso de drogas, com orientações de redução de danos; bem como o encaminhamento e acompanhamento do usuário para a rede de atenção, conforme a demanda apresentada.

Atualmente, a equipe do Corre Pra Vida – formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, redutores de danos, motoristas e serviços gerais – atua em 15 áreas da capital, com foco maior no Centro de Fortaleza, onde se concentra a maior parte do público-alvo do projeto. Considerando o pleno sucesso da iniciativa, a SPD busca recursos e parcerias para a implementação de novos pontos de acolhimento em Fortaleza e, ainda, a interiorização do projeto a partir de 2017.

Durante a reunião na SPD, o redutor de danos Rogério Almeida realizou um breve relato sobre a redução de danos, destacando que a atividade realizada pela equipe do Corre Pra Vida busca resgatar a auto-estima das pessoas em situação de rua, sobretudo aquelas que fazem uso problemático de drogas, além de ampliar as possibilidades de vida através da promoção e acesso à saúde e aos direitos individuais e coletivos. 
 

Presidida pela secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, a nona reunião ordinária do Cipod teve, ainda, em pauta a apresentação de deliberações da reunião da Comissão Permanente I (Legislação e Normas) quanto às internações compulsórias de usuários de drogas em Comunidades Terapêuticas (CTs). Foi acatada a sugestão de realização de encontros de sensibilização com gestores da Saúde e membros do Judiciário cearense. A ideia do Cipod é restringir as internações compulsórias e reforçar o atendimento do dependente pela área de saúde.

Quanto às contribuições de membros do Cipod para a elaboração do Plano Integrado de Ações Governamentais para Políticas sobre Drogas, tema também em pauta, ficou acordada a prorrogação do prazo para a apresentação de propostas, com a obrigatória observância às diretrizes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

O Cipod é composto por representantes de secretarias estaduais, organizações não governamentais e entidades religiosas e estudantis do Ceará, tendo caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva. Representantes de 26 órgãos/instituições têm assento no colegiado, que foi criado com a finalidade de fortalecer o Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, construindo uma rede de iniciativas para conter o avanço das drogas no Ceará.

10.08.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Expediente imprensa2-01