Dia dos pais: avô faz companhia para neta em hospital

12 de agosto de 2016 - 20:00

“A alegria de um pai e de uma mãe é a saúde do filho. Do avô então, nem se fala”, afirma o aposentado Antônio Lopes Neto, de 66 anos, que se considera pai duas vezes. Desde o dia 4 de julho, ele acompanha a neta Lucikelly Costa Lopes, 12, que está internada, no Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Estado. Apesar da preocupação com a saúde da neta, que está se tratando de problemas renais, ele diz estar esperançoso com a recuperação da neta e acredita que ela estará bem melhor para comemorar o Dia dos Pais junto com ele e a família. “A gente gostaria de ter a alta dela, seria o melhor presente. Mas ter um bom tratamento também é importante. Fico feliz de receber isso aqui”, afirma.

O avô deve passar o Dia dos Pais com a neta no Albert Sabin. E não há queixas, o importante é garantir o bem-estar da neta. “Ela está melhorando, está em observação porque sentiu dores muito grandes na terça-feira (9). Mas está bem agora e logo vai para casa”, explica o aposentado, que se dispôs a fazer companhia para Lucikelly para ajudar o filho e a nora. “Eles têm um comércio e muito trabalho. Então essa semana fiquei no lugar deles e fico o quanto precisarem”, diz Antônio Lopes, que espera toda a família para comemorarem juntos o Dia dos Pais neste domingo (14).

Atualmente, no Hospital Albert Sabin, 220 mães e pais acompanham os filhos internados. Os acompanhantes podem pernoitar no hospital, recebem vestimentas adequadas para reduzir o risco de contaminação e contam com refeitório exclusivo para eles. “É muito bom. Sempre ouvia falar e sabia que era um bom local, mas esse cuidado com nossas crianças é bom de ver”, ressalta Seu Antônio, que já participou na última quarta-feira, 10, de uma confraternização organizada pelos profissionais do Albert Sabin, em comemoração ao Dia dos Pais. “Sempre consideramos fundamental a presença da família para a recuperação das crianças e lembrar dessas datas é um forma de retribuir o esforço dos pais”, declarou a diretora geral do hospital, Marfisa de Melo Portela.

Atendimento especializado

O Hospital Infantil Albert Sabin é uma unidade da Secrataria da Saúde do Estado do Ceará, referência no atendimento a criança e adolescente com doenças de alta complexidade. O hospital, com 2.285 funcionários, tem emergência clínica, que funciona 24 horas, e ambulatório com 28 especialidades médicas: pediatria, gastroenterologia, pneumologia, alergologia, genética, neurologia, endocrinologia, ortopedia, cardiologia, ortodontia, cirurgia, acupuntura, dermatologia, ginecologia infantojuvenil, hematologia, homeopatia, infectologia, nefrologia, neonatologia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia e urologia. Há ainda unidades de terapia intensiva e neonatais de médio e alto risco, centro cirúrgico, laboratórios clínico e de imagem, além de um centro especializado em tratamento e serviço de diagnóstico do câncer.

O Albert Sabin tem 310 leitos de internação, sendo 41 de UTIs, 14 serviços técnicos de diagnóstico e terapia. Por mês, em média, são realizados 830 internações, 16,6 consultas ambulatoriais e 4,1 mil na Emergência, 99,5 mil exames laboratoriais clínicos e de imagem (internos e externos) e 866 procedimentos em sala cirúrgica.

 

12.08.2016

Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Foto: Assessoria de Comunicação do Hias

Expediente imprensa2-01