Obras da barragem do rio Cocó chegam a 97% de execução

12 de agosto de 2016 - 18:15

O secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira, visitou, nesta sexta-feira (12), as obras da barragem do Cocó em Fortaleza e as obras de urbanização das margens do Rio Cocó

 

A barragem do Cocó encontra-se com 97% de execução e, quando concluída, irá reter o excedente de água nos períodos chuvosos, realizando o controle de vazão para evitar alagamentos. Todos os bairros que ficam às margens do Rio Cocó, no trecho entre a Av. Valparaíso e Sebastião de Abreu serão beneficiados. A barragem foi projetada para funcionar com as comportas abertas, num total de três, tendo sua capacidade máxima de acúmulo de 6 milhões de metros cúbicos. O valor do investimento é de R$ 62.115.955,31.

O secretário Quintino Vieira também visitou as obras de urbanização do Trecho III, margem esquerda, entre a avenida Paulino Rocha e a BR-116 que está com 75% executados.

Projeto Rio Cocó

O Projeto Rio Cocó é um dos três projetos de urbanização em execução pela Secretaria das Cidades. Ele tem como área de intervenção os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Pelo projeto estão contempladas ações de controle e amortecimento de ondas de cheias (Barragem Cocó), visando diminuir a faixa de inundações e reduzir o número de famílias relocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio), urbanização, além de construção de unidades habitacionais. O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 270,7 milhões, por meio do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual.

No total, serão beneficiadas, aproximadamente, 10.971 famílias, de forma direta e indireta com as obras.

12.08.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556  ( sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br )

Expediente imprensa2-01