Viçosa do Ceará e Quixeramobim são homenageadas pelo Governo do Ceará

14 de agosto de 2016 - 08:00 # # # # #

Viçosa do Ceará e Quixeramobim são as cidades cearenses aniversariantes deste domingo (14). Viçosa, que fica a 348 km de Fortaleza, foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba. De acordo com o último censo do IBGE (2010), 54.955 pessoas habitam a cidade. O município é formado pela sede e mais sete distritos: General Tibúrcio, Lambedouro, Manhoso, Padre Vieira, Juá dos Vieiras, Passagem da Onça e Quatiguaba. As cidades de Granja, Tianguá, Cocal e Cocal dos Alves (no Piauí) são vizinhas de Viçosa do Ceará. Viçosa tem a peculiaridade de ser conhecida regionalmente como a terra dos licores e do biscoito de peta.

Quixeramobim, município da região do Sertão Central cearense, a 203 km de Fortaleza, caracteriza-se pela grande produção leiteira. Nos últimos 10 anos, vem experimentando um grande progresso econômico com a chegada de indústrias que oferecem milhares de empregos, o que transformou a cidade no maior centro urbano do Sertão Central. Quixeramobim está dividido em uma sede municipal mais onze distritos: Belém, Berilândia, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado e Manituba. O último censo do IBGE apontou uma população de 71.887 habitantes. São vizinhas de Quixeramobim as cidades de Madalena, Quixadá, Banabuiú, Choró, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca e Boa Viagem.

O Governo do Ceará produziu, como homenagem às cidades, dois vídeos com os hinos e com imagens características. Dentro do projeto, cada município aniversariante receberá o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Viçosa do Ceará e de Quixeramobim.

14.08.2016