Qualificação da atenção primária chega a mais uma região

16 de agosto de 2016 - 14:31

Com atividades nos municípios de Aracati e Itaiçaba, o Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará) realiza nos dias 17 e 18 de agosto, das 8 às 17 horas, a primeira oficina de capacitação dos profissionais da atenção primária e do plano de reorganização das redes de atenção da 7ª Região de Saúde. Com o tema Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade, a oficina reunirá 353 profissionais da atenção primária dos quatro municípios que formam a região e que aderiram ao QualificaAPSUS Ceará – Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba. No dia 19 de agosto, acontecerá a primeira oficina de capacitação de tutoria, com a participação de 35 tutores da região.

O Projeto QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado para subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das redes de atenção. As seis oficinas de qualificação previstas são intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas fazem a replicação dos conteúdos nos municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuam como facilitadores na reestruturação da atenção primária. O projeto prevê a realização de nove encontros regionais, entre oficinas e cursos complementares.

As atividades do QualificAPSUS começaram ainda em janeiro. Já foram realizadas as seis oficinas estaduais previstas no projeto para a formação de 400 facilitadores que atuam nos 162 municípios que já aderiram ao projeto, além das seis oficinas regionais nas regiões de saúde de Tauá, três em Limoeiro do Norte, duas em Sobral, duas em Canindé e uma em Baturité, compreendendo 2.085 profissionais de saúde da atenção primária de 51 municípios. Já estão agendadas a primeira oficina nas regiões de saúde de Caucaia, dias 25 e 26 de agosto, Maracanaú, 29 e 30 de agosto, e Fortaleza, dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro.

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.

16.08.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Expediente imprensa2-01