Três cidades do Cariri recebem workshop da SPD

17 de agosto de 2016

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) desembarca no Cariri, nesta quarta-feira (17), para a realização do workshop Trilhando Conhecimento com Compods em três municípios da região. Serão beneficiadas as cidades de Juazeiro do Norte, Farias Brito e Barbalha. A iniciativa visa oferecer orientações e atualizar conselheiros municipais de políticas sobre drogas para que possam lidar com a temática com maior fundamentação.

O primeiro dos workshops ocorre nesta quarta-feira (17), no Centro de Referência do Idoso, em Juazeiro do Norte. A programação será desenvolvida pela manhã e à tarde, incluindo apresentação dos participantes, amostra das políticas sobre drogas no estado do Ceará, abordagem da atuação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Juazeiro do Norte, iniciativas comunitárias/projetos voltados para a prevenção às drogas, elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas e relatório final.

Os participantes serão divididos em grupos e discutirão temas como as potencialidades e vulnerabilidades do município no âmbito da temática. Também poderão esclarecer dúvidas e apresentar propostas para a política sobre drogas em Juazeiro do Norte, considerando os eixos prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de dependentes químicos. A programação se repetirá em Farias Brito, na quinta-feira (18); e em Barbalha, na sexta-feira (19), observando-se as especificidades de cada município.

Titular da SPD, a secretária Aline Bezerra Câncio destaca que os workshops objetivam fortalecer e qualificar as políticas sobre drogas em cada localidade beneficiada, ações que ganham efetividade a partir do repasse de orientações e a atualização sobre o tema por parte dos membros dos Compods.

Na primeira etapa, o workshop Trilhando Conhecimento com Compods ocorrerá em localidades onde os colegiados apresentam atuação relevante e que requereram, formalmente, a capacitação junto à SPD. A atividade teve início em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Depois da realização nas cidades caririenses, alcançará ainda, até o final de setembro próximo, os seguintes municípios: Aquiraz, Russas, Pereiro, Marco, Bela Cruz, Sobral, Santana do Acaraú, Aracati, Itaiçaba, Jucás e Várzea Alegre.

Serviço:

Workshops no Cariri

Juazeiro do Norte – Data: 17/8 – Local: Centro de Referência do Idoso – Rua Mosenhor Esmeraldo, s/n, Bairro Franciscano
Farias Brito – Data: 18/8 – Local: Centro Social Urbano – Rua Maria Carmelita Leite , s/n, Centro
Barbalha – Data: 19/8 – Local: Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social – Av. Julis Rimet, s/n, Vila Santo Antônio

17.08.2016

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.brwww.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara