VI Expoesp compartilha aprendizagem a partir desta quarta-feira, 17

17 de agosto de 2016 - 20:07

Fortaleza vivenciará a partir da noite desta quarta-feira, 17, às 18h30min, e até sexta-feira, 19 de agosto, um período rico de troca de experiências de produção técnica e científica. É quando a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/Ce), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará, realiza, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a VI Expoesp: compartilhando aprendizagem. A exposição acontecerá na sede da ESP/Ce, Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles.   dia 17/08, em solenidade no auditório principal da ESP/CE.

Paralelo a Expesp, haverá a V Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde e a I Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará. A Mostra de Saberes é o momento de valorizar a formação profissional técnica na saúde, fazer um balanço das competências desenvolvidas em cada um dos cursos, além de valorizar a formação profissional técnica na saúde. A Mostra reforça o propósito da educação profissional da ESP/Ce, da educação voltada para aprendizagem aplicada à realidade, promovendo uma significação do conhecimento, aliado às práticas profissionais para o fortalecimento da atuação do profissional de saúde.

Na Mostra de Residências Multiprofissionais em Saúde do Ceará, trabalhos científicos serão expostos, além de apresentações de casos bem sucedidos nos cenários de prática dos residentes. O evento vai contar, ainda, com a Tenda de Saberes, com manifestações culturais, poesia, música.

Objetivo

Realizada desde 2005, a Expoesp objetiva promover a discussão sobre temas importantes para o sistema de saúde, com a utilização de diversas estratégias de divulgação do conhecimento, como conferências, painéis, mesas redondas e apresentações de temas livres. Sob a coordenação do Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola, o evento possibilita a divulgação e troca de experiências da produção técnica e científica dos seus alunos, do corpo técnico e dos profissionais e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa e da rede de atenção à saúde do Ceará e do Brasil. A ideia de fazer acontecer a I Expoesp surgiu em novembro de 2004, em Brasília, durante a Exposição da Expoepi do Ministério da Saúde, e, em 2005, as ideias saíram do papel para a planificação, construção estratégica e concretização do evento.

Feira Cultural     

Além de mostras, oficinas, minicursos e palestras, a programação da IV Expoesp contará com uma Feira Cultural. Durante os três dias do evento, a Praça e o Quintal da ESP/Ce serão palcos de diferentes intervenções culturais e terapêuticas da cultura popular cearense e nordestina como exposição de fotografia, de artesanato, saraus musicais, poesia, cordel e vídeo-projeções. Também haverá o Espaço do Cuidado, com sessões de massoterapia, reiki e oficina de biodança, além de barracas de comidas típicas.

A Feira Cultural será aberta, às 8 horas, da sexta-feira, 18, com a apresentação do Maracatu Solar e o do cantor Pingo de Fortaleza. De 8 às 18 horas, exposição de artesanato de usuários do Saúde Mental e dos artesãos da Ceart e uma feira gastronômica, na Praça da Escola. De 9 às 12 horas, acontece a Oficina de Biodança no Quintal da ESP/Ce. De 14 às 18 horas, estão agendados a Oficina Vivências Cenopoéticas (auditório principal) e o Espaço Ekobé (Quintal da ESP/Cw). A partir das 14 horas entra em cena o Sarau Musical com Ray Lima e Vila dos Poetas na Praça da Escola.

Na sexta-feira, 18, a Feira Cultural começa às 8 horas, com a apresentação do projeto Cirandas da Vida na Praça da Escola. Nesse dia, de 8 às 18 horas, o Espaço Ekobé oferece sessões de Massoterapia, Reiki e Shiatsu no Quintal da ESP/CE. De 15 às 16 horas, o grupo Teruá apresenta o espetáculo “Bendito” no auditório do Centro de Saúde Meireles. Na Praça da Escola, de 8 às 18 horas, o Sarau Musical apresenta Ray Lima, Rafael Rolim e Vila dos Poetas.

No dia 19/08, a programação da Feira Cultural abre, às 8 horas, com um Café Musical com discotecagem com vinil, sob o comando de Lícia Silveira e Alan Kardec, na Praça da Escola. Nesse dia, acontecem, ainda, Cirandas da Vida e o Espaço Ekobé com Roda de Cura e apresentação do músico e poeta Dario Queiroz. A Feira encerra-se às 17h30m com o cortejo do Bloco “Doido é Tu”.

Outras edições

Em sua primeira edição, realizada de 12 a 14 de setembro de 2005, a Expoesp contou com a realização de paineis, mesas redondas, cursos, rodas de conversas, oficinas de trabalho e conferências com enfoques inovadores e sem perder de vista o foco na atenção integral e humanista. Foram apresentados 162 trabalhos, dentre os 286 analisados pela Comissão de Temas Livres. Entre as pesquisas foram demonstradas as experiências dos jovens residentes orientados por seus preceptores.

Na II Expoesp, realizada de 24 a 25 de julho de 2006, os 154 trabalhos apresentados e cerca de 380 inscritos fizeram da Escola uma seara fértil para apresentações e debates de temas importantes e formulação de propostas na área de saúde, educação, cultura e cidadania, conforme idealizado pelos organizadores do evento. O tema central escolhido foi “A ESP/Ce na construção do conhecimento e do controle social”.

A III Expoesp consolidou a exposição como o mais importante e completo evento científico estadual de Saúde Pública. Entre os dias 3 e 5 de setembro de 2008 cerca de 700 pessoas circularam na sede da ESP/Ce, sendo 490 participantes inscritos e 170 trabalhos científicos apresentados. Cinquenta trabalhos foram expostos na modalidade oral, número que superou o previsto, dada a qualidade das pesquisas apresentada.

A IV Expoes, realizada no período de 2 a 5 de setembro de 2009, reuniu 510 participantes e 243 trabalhos inscritos, apresentados no formato oral e pôster. O evento mobilizou profissionais, pesquisadores e estudantes da área de saúde em torno de ricos debates sobre temas relevantes de saúde pública relacionados principalmente à prática de trabalho da Estratégia de Saúde da Família no interior do Ceará. A quarta edição da Expoesp teve como tema central “Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: desafios e estratégias”.

A V Expoesp, realizada de 7 a 9 de novembro de 2015, fez parte da programação do XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, (COSEMS/CE) e as atividades aconteceram no Centro de Eventos do Ceará. Nesta edição, a Expoesp teve como tema central “ESP 20 anos: promovendo a formação e a educação permanente para enfrentar os desafios do SUS”.

 
Serviço:

VI Expoesp

Dias: 17,18 e 19 de Agosto
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará, Av. Antonio Justa, 3161, Meireles, Fortaleza, CE


Mais informações com Centro de Investigação Científica (Cenic): 3101.1406 ou pelo
email: iv.expoesp@esp.ce.gov.br

17.08.2016

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato:  ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce

Expediente imprensa2-01