Segurança no trânsito é tema de abordagem nas visitas às obras da construção civil

19 de agosto de 2016

Segurança no trânsito é o tema tratado com trabalhadores da construção civil, em dois dias na semana (terça-feira e quinta-feira), no próprio canteiro de obras, durante 60 minutos, por equipes de educação de trânsito do Detran e da AMC e da Secretaria da Saúde do Estado, por intermédio da  Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde. A iniciativa faz parte da programação da campanha *O acidente não compensa*, do Tribunal Regional do Trabalho no Ceará, por meio do
Programa Trabalho Seguro, em parceria com o Sindicato das Construtoras do Ceará Sinduscon-CE.

A campanha, iniciada em abril passado, com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho registrados na construção civil e também os acidentes de percurso, já percorreu 10 canteiros de obras em Fortaleza, do total de 50 que serão visitados. Na próxima terça-feira (23), equipe de Educação de Trânsito do Detran estará no canteiro da obra Prominade, da Construtora Placic (Rua Carolina Sucupira, 400) – Aldeota), das 7h às 8h, junco os representes das organizações parceiras.

O público alcançado até agora é de aproximadamente mil trabalhadores. Integra a programação: apresentação de esquete teatral, com abordagem sobre os riscos no trabalho em função do uso do celular; obrigatoriedade no uso permanente dos equipamentos de proteção individual *epis*;  palestra para conscientizar sobre o respeito às normas de circulação de veículos e às regras de trânsito.

O destaque é para a redução dos acidentes envolvendo motocicletas, porque muitos trabalhadores da construção civil são motociclistas. Por isso há alerta para os cuidados redobrados do condutor de motocicleta: não ultrapassar veículos pela direita; usar o capacete (piloto e passageiro); manter a faixa de circulação, evitando surpreender os motoristas de carros, ônibus e caminhões.

19.08.2016

Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br