Governo do Ceará homenageia os municípios de Senador Sá e Pentecoste

23 de agosto de 2016 - 11:35

Senador Sá e Pentecoste são municípios cearenses, localizados na região Norte, que aniversariam nesta terça-feira (23). Senador Sá, situado a 268 km de Fortaleza, é constituído pelo distrito sede, pelo distrito de Salão e pelo distrito de Serrota. No último censo realizado pelo IBGE (2010), Senador Sá apresentou uma população de 6.852 habitantes. Fazem limite com Senador Sá, as cidades de Granja, Marco, Massapê, Morrinhos, Marco, Martinópole, Uruoca e Moraújo.

Já a cidade de Pentecoste, distante de Fortaleza em 89 km, é formada por quatro unidades distritais: sede, Porfírio Sampaio, Sebastião de Abreu e Matias. A economia local é baseada na agricultura de subsistência (milho, feijão e mandioca, além de banana e coco em áreas irrigadas. No município, fica localizado um dos maiores centros de pesquisas ictiológicas (ramo da zoologia voltado ao estudo dos peixes) da América do Sul, de onde são exportados alevinos de várias espécies e tecnologia de desenvolvimento de criatórios e reprodução para todo o estado e regiões Nordeste e Norte do país. A população apontada pelo último censo do IBGE (2010) foi de 35.400 habitantes.

Para homenagear Senador Sá e Pentecoste, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens características das cidades. Este projeto prevê que cada município aniversariante receba o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Governo do Ceará parabeniza a todos os cidadãos de Senador Sá e Pentecoste.

 

 

23.08.2016

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898